Page 12 - Educação Baseada em Evidencia.indd
P. 12

algumas mais brilhantes e duradouras do que outras – mas apenas isso. Na primeira metade
               do  século  XX,  foram  desenvolvidas  várias  teorias  “abrangentes”  sobre  o  desenvolvimento
               infantil (Piaget) a personalidade (Freud) ou a aprendizagem (Skinner). Com o avanço dos
               métodos  científicos,  essas  teorias  muito  amplas  foram  sendo  substituídas  por  explicações
               menos ambiciosas e com menor grau de abrangência, mas com rigor muito maior.

                 Teorias com “T” ou “t” são apenas formas de perguntar, o que vale são as respostas e
               os  métodos  usados  para  refutar,  ampliar  ou  comprovar  as  suas  hipóteses.  Teorias  só
               valem  na  medida  que  produzem  perguntas  férteis  e  hipóteses  que  possam  ser  validadas
               ou desconfirmadas pelos fatos. Teorias são como pessoas – morrem ou são superadas por
               explicações mais robustas – do ponto de vista científico. Foi-se o tempo da busca por uma
               teoria  da  Educação  que  tudo  explica  e  nada  deixa  de  fora.  Mas  ainda  há  muita  gente  no
               Brasil que substitui o hábito de pensar e o rigor da prova pela certeza de suas ideias – ou
               teorias preferidas. Mesmo depois que uma teoria é contestada pelos fatos, as pessoas ficam
               aferradas a elas. Esta é uma atitude anticientífica, que contribui para desvalorizar a profissão
               e os profissionais da Educação.

                 Uma  terceira  tendência  difundida  no  Brasil,  tanto  na  imprensa  quanto  em  artigos  de
               divulgação encontrados em publicações técnicas, ou até mesmo certas revistas acadêmicas
               de qualidade duvidosa, é a citação genérica do tipo “pesquisas confirmam que” ou o “autor
               fulano de tal concluiu que…” ou “uma pesquisa realizada em tal lugar concluiu que…” E a partir
               daí são feitas inferências sem fundamento em evidências robustas.

                 Os conhecimentos hoje disponíveis sobre amplos aspectos da Educação – que vão desde a
               efetividade de grandes reformas educativas até aspectos micro, como a forma de intervenção
               de um professor na sala de aula – têm sido objeto de investigações cada vez mais rigorosas,
               usando  métodos  científicos  tão  sofisticados  quanto  os  das  ciências  chamadas  “exatas”.
               Explicações  com  status  científico  precisam  demonstrar  a  relação  entre  causa  e  efeito  –  e
               para  isso  existem  métodos  adequados.  O  “padrão-ouro”  são  as  pesquisas  que  involvem
               experimentos em que os sujeitos dos grupos a serem comparados são escolhidos de forma
               aleatória. Mas há outros métodos que asseguram a comparabilidade dos grupos,  que também
               podem gozar desse status.

                 Além do status metodológico do estudo, é necessário rever o que dizem os vários estudos
               a respeito de um determinado assunto. Para isso existem técnicas estatísticas denominadas
               de  meta-análise,  que  permitem  comparar,  numa  mesma  métrica,  resultados  obtidos  por
               pesquisadores diferentes a respeito de um mesmo tópico.

                 Outro  conjunto  importante  de  evidências  deriva  de  pesquisas  baseadas  em  análise  de
               dados já existentes – hoje cada vez mais disponíveis e manipuláveis por meio de técnicas
               estatísticas robustas cujo uso foi facilitado pelos avanços da informática. Esse tipo de estudo
               revela relações entre dados e permite fazer previsões bastante acuradas, mas apenas isso.
               Não permitem inferências causais. Uma coisa é dizer que A está fortemente relacionado a B,
               outra coisa é provar que B causa A.



                                                                                                             11
   7   8   9   10   11   12