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Introdução

                 O que sabemos a respeito do que funciona em Educação? Como sabemos o que sabemos?

                 Neste livro, tratamos de dois conjuntos de questões com base nas evidências disponíveis.
               Primeiramente, analisamos os fatores externos à escola: quão importantes são os fatores
               familiares para explicar o desempenho dos alunos? Qual o benefício de aumentar o gasto
               com os alunos? É adequado criar subsídios para alunos frequentarem escolas privadas?  Qual
               o impacto de incentivos para que as escolas possam competir entre si? Estabelecer sanções
               para escolas com baixo desempenho contribui para melhorar os resultados?

                 O segundo grupo de questões relaciona-se com fatores internos à escola: o que caracteriza
               as  escolas  eficazes?  Qual  é  o  impacto  de  um  diretor  ou  de  um  professor?  Como  formar
               professores e diretores eficazes? Qual é o papel dos incentivos para melhorar o desempenho
               dos professores? Qual modelo pedagógico é o mais apropriado?

                 Esses  tipos  de  pergunta  normalmente  são  feitos  por  pessoas  diferentes,  respondendo
               a  motivações  ou  problemas  diferentes  e  dependem  do  nível  de  responsabilidade  de  cada
               um.  Mas  são  essas  as  perguntas  relacionadas  com  decisões  tomadas  por  legisladores  e
               autoridades educacionais nos diversos níveis, desde o Ministro da Educação, passando pelo
               professor na sala de aula, até os pais que escolhem. São perguntas que devem ser objeto de
               debate permanente entre os pesquisadores, estudiosos do tema e são de interesse do setor
               produtivo, da população que investe na educação e paga pela Educação de seus filhos, que se
               tornam a futura força de trabalho de um país.

                 Todas  essas  perguntas  têm  respostas.  Para  todas  elas,  há  evidências  e  ponderações
               científicas que devem ser levadas em conta pelos que tomam decisões que afetam a vida dos
               alunos.

                 Este livro não apresenta todas as respostas a todos os aspectos da Educação. Nāo é esse seu
               objetivo, mas o de mostrar que respostas existem e como elas podem ser obtidas. Nem todas
               as evidências disponíveis são igualmente robustas e sólidas, pois o conhecimento científico
               que embasa as decisões em educação evolui a cada dia. Não existem teorias educacionais
               eternas, elas são continuamente superadas ou atualizadas pelas evidências.

                 Neste livro, apresentamos uma revisão das evidências científicas acumuladas a respeito
               de alguns dos tópicos mais importantes para se entender, pensar e melhorar a Educação.
               As pesquisas aqui relatadas foram realizadas ao longo das últimas décadas e ilustram como
               os pesquisadores de diferentes países vêm pensando e repensando algumas das questões
               centrais da educação. Os temas são todos relevantes, todavia, o objetivo não é esgotá-los,
               mas ilustrar como os pesquisadores formulam suas perguntas, obtêm e analisam os dados e
               chegam às suas conclusões – sempre provisórias e cercadas de cautela. A Ciência é assim,
               destemida para questionar tudo, mas prudente para limitar suas conclusões ao que dizem
               os dados. E como os métodos científicos usados em Educação evoluíram muito, os novos
               conhecimentos colocaram em questão muitas crenças que não passavam dessa categoria.


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