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Introdução
O que sabemos a respeito do que funciona em Educação? Como sabemos o que sabemos?
Neste livro, tratamos de dois conjuntos de questões com base nas evidências disponíveis.
Primeiramente, analisamos os fatores externos à escola: quão importantes são os fatores
familiares para explicar o desempenho dos alunos? Qual o benefício de aumentar o gasto
com os alunos? É adequado criar subsídios para alunos frequentarem escolas privadas? Qual
o impacto de incentivos para que as escolas possam competir entre si? Estabelecer sanções
para escolas com baixo desempenho contribui para melhorar os resultados?
O segundo grupo de questões relaciona-se com fatores internos à escola: o que caracteriza
as escolas eficazes? Qual é o impacto de um diretor ou de um professor? Como formar
professores e diretores eficazes? Qual é o papel dos incentivos para melhorar o desempenho
dos professores? Qual modelo pedagógico é o mais apropriado?
Esses tipos de pergunta normalmente são feitos por pessoas diferentes, respondendo
a motivações ou problemas diferentes e dependem do nível de responsabilidade de cada
um. Mas são essas as perguntas relacionadas com decisões tomadas por legisladores e
autoridades educacionais nos diversos níveis, desde o Ministro da Educação, passando pelo
professor na sala de aula, até os pais que escolhem. São perguntas que devem ser objeto de
debate permanente entre os pesquisadores, estudiosos do tema e são de interesse do setor
produtivo, da população que investe na educação e paga pela Educação de seus filhos, que se
tornam a futura força de trabalho de um país.
Todas essas perguntas têm respostas. Para todas elas, há evidências e ponderações
científicas que devem ser levadas em conta pelos que tomam decisões que afetam a vida dos
alunos.
Este livro não apresenta todas as respostas a todos os aspectos da Educação. Nāo é esse seu
objetivo, mas o de mostrar que respostas existem e como elas podem ser obtidas. Nem todas
as evidências disponíveis são igualmente robustas e sólidas, pois o conhecimento científico
que embasa as decisões em educação evolui a cada dia. Não existem teorias educacionais
eternas, elas são continuamente superadas ou atualizadas pelas evidências.
Neste livro, apresentamos uma revisão das evidências científicas acumuladas a respeito
de alguns dos tópicos mais importantes para se entender, pensar e melhorar a Educação.
As pesquisas aqui relatadas foram realizadas ao longo das últimas décadas e ilustram como
os pesquisadores de diferentes países vêm pensando e repensando algumas das questões
centrais da educação. Os temas são todos relevantes, todavia, o objetivo não é esgotá-los,
mas ilustrar como os pesquisadores formulam suas perguntas, obtêm e analisam os dados e
chegam às suas conclusões – sempre provisórias e cercadas de cautela. A Ciência é assim,
destemida para questionar tudo, mas prudente para limitar suas conclusões ao que dizem
os dados. E como os métodos científicos usados em Educação evoluíram muito, os novos
conhecimentos colocaram em questão muitas crenças que não passavam dessa categoria.
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