Page 4 - Educação Baseada em Evidencia.indd
P. 4

Sumário





               Prefácio - Cláudia Costin_________________________________________________________06



               Introdução__________________________________________________________________09


               Parte I - Fatores externos à escola

               1. Origem familiar e desempenho dos alunos__________________________________ 29

               2. Gastos com educação e desempenho dos alunos______________________________42
               3. Escolas privadas são melhores do que as públicas?______________________________________________65

               4. O direito de escolher a escola do filho: quem ganha, quem perde?______________________________82

               5. O efeito do controle social da escola________________________________________________________________94


               Parte II – Fatores internos à escola

               6. Escolas eficazes: o que são e como se diferenciam das demais__________________________________107

               7. Diretores de escola fazem diferença?__________________________________________________________118

               8. Forma de escolha de diretores e desempenho dos alunos_____________________________130

               9. Professores que fazem diferença____________________________________________________146

               10. Estratégias eficazes de formação de professores_________________________________________________________________________________161

               11. Incentivos e eficácia dos professores__________________________________________________________________174
               12. Ensino estruturado: um modelo pedagógico eficaz______________________________________________188

               13. Tamanho da turma________________________________________________________________204

               14. Duração do ano letivo______________________________________________________________217

               15. Fracasso escolar:o efeito da repetência____________________________________________________232

               16. Desempenho anterior como preditor da aprendizagem____________________________________________________________240
   1   2   3   4   5   6   7   8   9