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Os conhecimentos sobre o ensino da matemática evoluíram
sensivelmente nos últimos anos. Os autores dos artigos discutem três
aspectos práticos desses novos conhecimentos: o que ensinar, como
ensinar, o que os professores devem saber. O pano de fundo são os
avanços da neurociência, que autorizam e estimulam o ensino da
matemática desde cedo e abrem novas fronteiras para o entendimento
de como as crianças adquirem as bases que lhes permitem aprender
matemática na escola.
O que ensinar? O artigo de Schmidt explora essas questões. Existe
um consenso bastante avançado, entre pesquisadores e formuladores
de políticas públicas, a respeito do que se deve ensinar de matemática
nas séries iniciais. No limite, os alunos devem dominar o suficiente
de matemática para poder escolher vertentes do ensino médio mais
acadêmicas ou mais aplicadas. Em outras palavras: os jovens só
terão reais condições de fazer opções, ao chegar ao ensino médio, se
dominarem determinados conhecimentos básicos de matemática.
O consenso a respeito do que se pode e se deve ensinar de
matemática nas séries iniciais foi forjado, especialmente nas últimas
décadas, a partir das iniciativas do TIMMS (Third International
Mathematical and Science Study), um consórcio de países e instituições
que desenvolveu testes de matemática que serviram de parâmetro
para entender com maior precisão o que é preciso e é possível ensinar
e aprender nas séries iniciais. Os resultados do PISA (Programme for
International Student Assessment), por sua vez, levaram diversos países
a rever e aprimorar os seus currículos, de forma a atingir níveis mais
avançados como os logrados especialmente pelos países asiáticos. A
análise comparativa desses currículos mostra que quanto mais enxutos
os currículos, melhor o desempenho dos países.
A análise de currículos de matemática e ciências nos países de
alto desempenho educativo também tem levado os estudiosos na área a
desenvolver critérios técnicos relacionados com a estrutura e sequência
de um currículo. O artigo de Schmidt mostra como os conceitos de
foco, rigor e consistência têm levado os países educacionalmente mais
avançados não apenas a aprimorarem seus currículos, mas ao fazê-lo,
também aumentar a convergência sobre o tema. Vale a pena transcrever
a definição precisa desses termos:
8 O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS