Page 10 - Ensino da Matemática nas Séries Iniciais.indd
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da matemática requerida para progredir no ensino médio e no ensino
                  superior.   Portanto, não devemos esperar que os alunos aprendam a
                  matemática com facilidade. Ao invés disto, devemos esperar que a
                  proficiência matemática requeira um cultivo cuidadoso e se desenvolva
                  lentamente. Ao mesmo tempo, como sabemos que os alunos nascem
                  com a habilidade de aprender matemática, não devemos deixá-los
                  desistir ao concluir que simplesmente não são bons em matemática.
                       O ensino da matemática inclui diferentes competências.  Uma
                  delas, básica, consiste em memorizar os fatos fundamentais, ou seja,
                  decorar a tabuada. Isso gera enorme economia cerebral.  A outra é
                  aprender a fazer as operações.  Uma terceira é aprender os conceitos
                  matemáticos, como, por exemplo, as propriedades da multiplicação.
                  Das  três,  a  mais  difícil  é  aprender  conceitos,  e  essa aprendizagem  é
                  facilitada pelo conhecimento dos fatos, o domínio das operações e o
                  uso abundante de exemplos familiares.
                       Eis o que nos diz o professor Williingham: “Para ilustrar a ideia
                  de fração, pode-se dividir um biscoito em dois com o propósito de
                  compartilhá-lo com um aluno. Mas o quanto este exemplo é concreto
                  é provavelmente menos importante do que o quanto ele é familiar.
                  Suponha que eu rasgasse um livro em dois pedaços e dissesse: Viu?
                  Agora existem dois pedaços. Cada um é um meio-livro.” Este exemplo
                  é concreto, mas menos eficiente porque não é familiar; o aluno não
                  tem qualquer experiência com livros divididos, e o propósito de
                  compartilhar também não está presente nesse caso. A concretude não é
                  uma propriedade mágica que permite que professores insiram conceitos
                  nas mentes de seus alunos. É a familiaridade que ajuda, porque permite
                  que o professor faça o aluno pensar em coisas que já sabe de novas
                  maneiras. Mas nem tudo se explica com exemplos familiares, o uso de
                  analogias torna-se logo essencial para o aluno conseguir enxergar para
                  além das situações mais tangíveis ou conhecidas.  E é aí que entra a
                  competência do professor.
                        Em seu artigo “A matemática que os professores das séries iniciais
                  precisam conhecer”, H. Wu começa pela definição da própria matemática:
                  a matemática é um conjunto de elos encadeados que envolve precisão,
                  definições, raciocínio coerência e uma finalidade.  As afirmativas
                  matemáticas são claras e sem ambiguidade.  As definições são o esteio de
                  sua estrutura: se elas não forem precisas e rigorosas, não há matemática.


         10       O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
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