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Daqui decorrem duas conclusões. De um lado, a matemática que
os professores das séries iniciais precisam saber é umas subdisciplina
com conteúdos específico – diferente de cursos avançados de álgebra ou
cálculo, mas que precisa ser ensinada e aprendida com o rigor e precisão
próprios da área. De outro, a pedagogia de disciplina é inseparável de
seu conteúdo: para inventar e contar boas histórias de matemática (cinco
passarinhos estavam no poste, três foram embora – quantos ficaram?)
ou inventar boas foras de explicar o teorema de Pitágoras, o professor
precisa conhecer matemática.
E onde entra o cérebro em tudo isso? Por que são importantes as
contribuições da neurociência para avançar nosso conhecimento sobre
a aprendizagem e ensino da matemática?
Em seu artigo, Willingham apresenta algumas características do
cérebro animal e humano e sua propensão natural à aprendizagem
da matemática. Xavier Seron, no artigo final deste livro, faz uma
revisão de aspectos selecionados da neurociência contemporânea que
estuda as modificações cerebrais que acompanham a aprendizagem da
matemática. Esses estudos permitiram, em primeiro lugar, superar um
certo imobilismo provocado pelas teorias de Piaget, e que sugeriam
que as crianças só poderiam começar a aprender matemática depois de
atingirem determinados estágios. Mas há muitas outras implicações
práticas que começam a surgir de algumas vertentes de estudos que
ainda se encontram em estágio bastante preliminar.
Por exemplo, os dois sistemas naturais de que nos falou Willingham,
o sistema aproximativo e o sistema mais preciso, estão sendo associados
a progressos posteriores na aprendizagem da matemática. Para alguns
autores, o sistema aproximativo constitui a base sobre a qual se constrói
a sequência de nossas atividades numéricas; para outros, é o sistema
preciso porém limitado que estaria na origem de desenvolvimentos
posteriores. Por outro lado, não é proibido pensar que os dois sistemas
intervêm no decorrer do desenvolvimento, seja simultaneamente, seja
em momentos diferentes.
Outro impacto relevante dos trabalhos recentes é considerar
que as crianças possuem determinadas potencialidades muito antes
do surgimento das competências simbólicas ou linguageiras precisas.
Diversas pesquisas evidenciaram que algumas dessas competências
adquiridas muito cedo relacionavam-se ao nível de competência
12 O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS