Page 5 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 5

SUMÁRIO





                Apresentação ..............................................................................................................................................08
                Parte I ......................................................................................................................................
                Os fundamentos .....................................................................................................................................13
                      Capítulo 1 – Contribuições da Ciência do Desenvolvimento ...................................................14
                      Capítulo 2 – Currículo para a educação infantil .........................................................................30
                      Capítulo 3 – A proposta pedagógica...........................................................................................42


                Parte II .....................................................................................................................................
                A implementação ...................................................................................................................................47
                Introdução ..............................................................................................................................................49

                   Capítulo 4 – Estrutura e organização ...............................................................................................49
                            4.1 – Organizar as turmas .................................................................................................50
                            4.2 – Organizar o espaço ..................................................................................................52

                            4.3 – Organizar o tempo ...................................................................................................62
                            4.4 – Planejando o dia a dia: atividades, rotinas e transições ..........................................64
                   Capítulo 5 – Planejando o início do ano letivo ................................................................................92
                            5.1 – Apresentando a instituição ......................................................................................92
                            5.2 – Revisão de aspectos críticos: segurança, higiene, alimentação e regimento .........92
                            5.3 – Matrícula: entrevista e fi cha ......................................................................................93

                            5.4 – Preparando para receber as crianças que chegam pela primeira vez ....................93
                            5.5 – Os primeiros dias .....................................................................................................94
                   Capítulo 6 – Funcionamento ............................................................................................................96

                            6.1 – O currículo no dia a dia: planejar/executar/avaliar/rever ....................................96
                            6.2 – Recursos e materiais ................................................................................................98
                            6.3 – Como implementar  ...............................................................................................101
                            6.4 – Competências profi ssionais do educador .............................................................103
                            6.5 – O acompanhamento individual das crianças  ........................................................110
                            6.6 – A reunião de planejamento  ...................................................................................115
                            6.7 – Relacionamento com as famílias ............................................................................116
                            6.8 – Estagiários, voluntários e colaboradores  ..............................................................117
                            6.9 – Atividades complementares  ..................................................................................118
                            6.10 – Programa de leitura em casa ...............................................................................118

                   Referências ......................................................................................................................................122

                   Anexo I - Orientações sobre leitura interativa  .............................................................................124
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10