Page 5 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 5
SUMÁRIO
Apresentação ..............................................................................................................................................08
Parte I ......................................................................................................................................
Os fundamentos .....................................................................................................................................13
Capítulo 1 – Contribuições da Ciência do Desenvolvimento ...................................................14
Capítulo 2 – Currículo para a educação infantil .........................................................................30
Capítulo 3 – A proposta pedagógica...........................................................................................42
Parte II .....................................................................................................................................
A implementação ...................................................................................................................................47
Introdução ..............................................................................................................................................49
Capítulo 4 – Estrutura e organização ...............................................................................................49
4.1 – Organizar as turmas .................................................................................................50
4.2 – Organizar o espaço ..................................................................................................52
4.3 – Organizar o tempo ...................................................................................................62
4.4 – Planejando o dia a dia: atividades, rotinas e transições ..........................................64
Capítulo 5 – Planejando o início do ano letivo ................................................................................92
5.1 – Apresentando a instituição ......................................................................................92
5.2 – Revisão de aspectos críticos: segurança, higiene, alimentação e regimento .........92
5.3 – Matrícula: entrevista e fi cha ......................................................................................93
5.4 – Preparando para receber as crianças que chegam pela primeira vez ....................93
5.5 – Os primeiros dias .....................................................................................................94
Capítulo 6 – Funcionamento ............................................................................................................96
6.1 – O currículo no dia a dia: planejar/executar/avaliar/rever ....................................96
6.2 – Recursos e materiais ................................................................................................98
6.3 – Como implementar ...............................................................................................101
6.4 – Competências profi ssionais do educador .............................................................103
6.5 – O acompanhamento individual das crianças ........................................................110
6.6 – A reunião de planejamento ...................................................................................115
6.7 – Relacionamento com as famílias ............................................................................116
6.8 – Estagiários, voluntários e colaboradores ..............................................................117
6.9 – Atividades complementares ..................................................................................118
6.10 – Programa de leitura em casa ...............................................................................118
Referências ......................................................................................................................................122
Anexo I - Orientações sobre leitura interativa .............................................................................124