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Fundamentos, currículo e proposta características de personalidade e temperamento,
pedagógica seu ritmo de iniciativa e de reação. Só dessa forma o
educador é capaz de promover situações pedagógi-
É comum ouvirmos falar nos fundamentos do cas adequadas e atuar no que Lev Vygotsky denomi-
vôlei, do futebol, mas é menos comum ouvirmos nou “zona de desenvolvimento proximal”.
sobre os fundamentos da educação e do ensino. O
termo “fundamentos” refere-se à base sobre a qual • Fundamento 3: saber interagir. Em educação infan-
construímos algo. No processo do desenvolvimento til, o jogo chama-se interação. O princípio básico é
infantil, a ideia de “fundamentos” é muito importante, conectar-se à criança, seguir as pistas que ela lhe dá
pois eles irão nortear o que será objeto de estímulo e oferecer a ela desafi os que possam ser atingidos
a crianças de diferentes faixas etárias e as melhores ou superados. Para saber interagir, o educador pre-
práticas para fazê-lo. A proposta do IAB baseia-se em cisa conhecer o desenvolvimento infantil, conhecer
três fundamentos. a criança e saber utilizar, com empatia e profi ssiona-
lismo, no momento e na forma adequados, uma série
• Fundamento 1: conhecer o processo de desenvolvi-
mento humano e infantil. Os conhecimentos sobre de instrumentos e técnicas para desafi ar a criança
o desenvolvimento humano e infantil incluem con- apropriadamente. Por intermédio de interações, o
tribuições de várias ciências, notadamente a bio- educador deverá cumprir seu papel de estimular
logia, a psicologia do desenvolvimento, a psicolo- e propiciar um ambiente seguro em que a criança
gia cognitiva e as neurociências. Hoje sabemos bas- possa explorar, aprender, desenvolver e ser desa-
tante sobre o papel da natureza, do ambiente e fi ada a se autossuperar.
sobre a interação entre esses dois fatores – campo O currículo proposto foi desenvolvido a partir de
de estudos conhecido como epigenética. Tam- critérios de foco, rigor e coerência, tem como refe-
bém compreendemos, mesmo que pouco, sobre
o papel e a importância do ambiente e da cultura rência o próprio processo de desenvolvimento infantil
sobre o desenvolvimento infantil. Conhecemos e contempla as principais dimensões desse processo:
algo sobre como a criança se desenvolve, como o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo, da lin-
e quando desenvolvem suas capacidades, quais guagem e psicomotor, bem como o conhecimento de
são os momentos mais oportunos para promover mundo e a expressão artística. Dois aspectos desse
o desenvolvimento nos primeiros anos de vida e processo recebem atenção especial, por sua impor-
sobre a enorme capacidade das pessoas continua- tância futura para a escola e para a vida: o desen-
rem aprendendo ao longo da vida. volvimento da linguagem e o desenvolvimento das
• Fundamento 2: conhecer a criança. Não basta enten- funções executivas, especialmente o autocontrole. É
dermos o desenvolvimento e termos noção do que particularmente nessas duas dimensões que a educa-
uma criança de um ou dois anos é capaz. Para pro- ção infantil promovida fora dos lares pode contribuir
mover o seu desenvolvimento, de forma apropriada, para o desenvolvimento de todas as crianças, espe-
é preciso conhecer a criança individualmente, suas cialmente daquelas provenientes de famílias de nível
socioeconômico menos favorecido.
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