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Fundamentos, currículo e proposta                        características de personalidade e temperamento,
              pedagógica                                               seu ritmo de iniciativa e de reação. Só dessa forma o
                                                                       educador é capaz de promover situações pedagógi-
                 É comum ouvirmos falar nos fundamentos do             cas adequadas e atuar no que Lev Vygotsky denomi-
              vôlei, do futebol, mas é menos comum ouvirmos            nou “zona de desenvolvimento proximal”.
              sobre os fundamentos da educação e do ensino. O
              termo “fundamentos” refere-se à base sobre a qual     •  Fundamento 3: saber interagir. Em educação infan-
              construímos algo. No processo do desenvolvimento         til, o jogo chama-se interação. O princípio básico é
              infantil, a ideia de “fundamentos” é muito importante,   conectar-se à criança, seguir as pistas que ela lhe dá
              pois eles irão nortear o que será objeto de estímulo     e oferecer a ela desafi os que possam ser atingidos
              a crianças de diferentes faixas etárias e as melhores    ou superados. Para saber interagir, o educador pre-
              práticas para fazê-lo. A proposta do IAB baseia-se em    cisa conhecer o desenvolvimento infantil, conhecer
              três fundamentos.                                        a criança e saber utilizar, com empatia e profi ssiona-
                                                                       lismo, no momento e na forma adequados, uma série
               •  Fundamento 1: conhecer o processo de desenvolvi-
                   mento humano e infantil. Os conhecimentos sobre     de instrumentos e técnicas para desafi ar a criança
                   o desenvolvimento humano e infantil incluem con-    apropriadamente. Por intermédio de interações, o
                   tribuições de várias ciências, notadamente a bio-   educador deverá cumprir seu papel de estimular
                   logia, a psicologia do desenvolvimento, a psicolo-  e propiciar um ambiente seguro em que a criança
                   gia cognitiva e as neurociências. Hoje sabemos bas-  possa explorar, aprender, desenvolver e ser desa-
                   tante sobre o papel da natureza, do ambiente e      fi ada a se autossuperar.
                   sobre a interação entre esses dois fatores – campo   O currículo proposto foi desenvolvido a partir de
                   de estudos conhecido como epigenética. Tam-     critérios de foco, rigor e coerência, tem como refe-
                   bém compreendemos, mesmo que pouco, sobre
                   o papel e a importância do ambiente e da cultura   rência o próprio processo de desenvolvimento infantil
                   sobre o desenvolvimento infantil. Conhecemos    e contempla as principais dimensões desse processo:
                   algo sobre como a criança se desenvolve, como   o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo, da lin-
                   e quando desenvolvem suas capacidades, quais    guagem e psicomotor, bem como o conhecimento de
                   são os momentos mais oportunos para promover    mundo e a expressão artística. Dois aspectos desse
                   o desenvolvimento nos primeiros anos de vida e   processo recebem atenção especial, por sua impor-
                   sobre a enorme capacidade das pessoas continua-  tância futura para a escola e para a vida: o desen-
                   rem aprendendo ao longo da vida.                volvimento da linguagem e o desenvolvimento das

               •  Fundamento 2: conhecer a criança. Não basta enten-  funções executivas, especialmente o autocontrole. É
                   dermos o desenvolvimento e termos noção do que   particularmente nessas duas dimensões que a educa-
                   uma criança de um ou dois anos é capaz. Para pro-  ção infantil promovida fora dos lares pode contribuir
                   mover o seu desenvolvimento, de forma apropriada,   para o desenvolvimento de todas as crianças, espe-
                   é preciso conhecer a criança individualmente, suas   cialmente daquelas provenientes de famílias de nível
                                                                   socioeconômico menos favorecido.














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