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APRESENTAÇÃO
Aprender brincando/brincar aprendendo apre- O IAB desenvolve suas atividades em colaboração
senta a proposta do Instituto Alfa e Beto para esti- com pesquisadores e especialistas de importantes insti-
mular e promover o desenvolvimento de crianças de tuições estrangeiras, que participam dos seminários inter-
até seis anos de idade. Este guia destina-se a gestores, nacionais do Instituto ou com ele colaboram em pesqui-
coordenadores pedagógicos e educadores de centros sas ou na capacitação de seu sta . Entre os eventos, res-
de Educação Infantil, mas também pode ser utilizado, saltamos, de modo particular, a realização dos seminá-
com proveito, por técnicos e responsáveis pela for- rios internacionais do Instituto sobre Políticas de Primeira
mulação de políticas e programas de Educação Infan- Infância (2006), Leitura para Bebês (2010) e Efetividade
til, bem como por pais, cuidadores de crianças e pro- de Interações (2012), que nos permitiram refl etir sobre
fi ssionais especializados, como recreadores e respon- políticas, práticas e evidências mais atuais sobre esses
sáveis por brinquedotecas. temas. Também cabe ressaltar a colaboração institucio-
nal com o Bank Street College (Nova York), a Universi-
A proposta do IAB apoia-se em dade da Virginia, a Escola de Medicina da New York Uni-
três pilares versity e o programa Reach out and Read (Boston), sem
contar as dezenas de pesquisadores que participaram de
1. Nos conhecimentos científi cos sobre desenvolvi-
mento infantil e nas implicações que deles decor- nossos seminários anuais e que constam das publicações
do Instituto. A experiência do Instituto também inclui
rem para o trabalho com as crianças.
diversas oportunidades de colaboração com instituições
científi cas e acadêmicas e pesquisadores da área, notada-
2. Na análise de melhores práticas que estão sendo mente a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Bra-
implementadas e avaliadas em vários países.
sileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeQ),
a PUC-Rio, a PUC-RS, a UFRGS, a Universidade Presbi-
3. Na vasta experiência do Instituto e de seus profi s- teriana Mackenzie e a Universidade de São Paulo, além
sionais em centenas de centros de Educação Infan- de outras instituições não governamentais que desenvol-
til, creches, pré-escolas e outras instituições ligadas à vem trabalhos relevantes na área, especialmente a Fun-
Educação Infantil em todo o país.
dação Maria Cecília Souto Vidigal. Este guia refl ete muito
do que aprendemos com crianças, educadores, gestores
Essa experiência inclui o desenvolvimento e imple- e pesquisadores dessas instituições.
mentação de currículos, programas e materiais edu-
cativos em creches e pré-escolas, capacitação de ges- Este guia está organizado em duas partes. A primeira
tores e educadores, implementação de programas parte apresenta os conceitos básicos e fundamentos do
de formação de professores, avaliação institucional, desenvolvimento infantil, o currículo para crianças de 0 a
a Universidade da Primeira Infância e a Universidade 6 anos a ser seguido e a proposta pedagógica. A segunda
do Bebê, programas para o fomento do hábito de lei- parte detalha as orientações para implementar o currí-
tura desde o berço, dentre outros. culo em diferentes tipos de instituição.
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