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APRESENTAÇÃO






               Aprender brincando/brincar aprendendo apre-          O IAB desenvolve suas atividades em colaboração
            senta a proposta do Instituto Alfa e Beto para esti-  com pesquisadores e especialistas de importantes insti-
            mular e promover o desenvolvimento de crianças de    tuições estrangeiras, que participam dos seminários inter-
            até seis anos de idade. Este guia destina-se a gestores,   nacionais do Instituto ou com ele colaboram em pesqui-
            coordenadores pedagógicos e educadores de centros    sas ou na capacitação de seu sta  . Entre os eventos, res-
            de Educação Infantil, mas também pode ser utilizado,   saltamos, de modo particular, a realização dos seminá-
            com proveito, por técnicos e responsáveis pela for-  rios internacionais do Instituto sobre Políticas de Primeira
            mulação de políticas e programas de Educação Infan-  Infância (2006), Leitura para Bebês (2010) e Efetividade
            til, bem como por pais, cuidadores de crianças e pro-  de Interações (2012), que nos permitiram refl etir sobre
            fi ssionais especializados, como recreadores e respon-  políticas, práticas e evidências mais atuais sobre esses
            sáveis por brinquedotecas.                           temas. Também cabe ressaltar a colaboração institucio-
                                                                 nal com o Bank Street College (Nova York), a Universi-
            A proposta do IAB apoia-se em                        dade da Virginia, a Escola de Medicina da New York Uni-
            três pilares                                         versity e o programa Reach out and Read (Boston), sem
                                                                 contar as dezenas de pesquisadores que participaram de
             1.  Nos conhecimentos científi cos sobre desenvolvi-
                mento infantil e nas implicações que deles decor-  nossos seminários anuais e que constam das publicações
                                                                 do Instituto. A experiência do Instituto também inclui
                rem para o trabalho com as crianças.
                                                                 diversas oportunidades de colaboração com instituições
                                                                 científi cas e acadêmicas e pesquisadores da área, notada-
             2.  Na análise de melhores práticas que estão sendo   mente a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Bra-
                implementadas e avaliadas em vários países.
                                                                 sileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeQ),
                                                                 a PUC-Rio, a PUC-RS, a UFRGS, a Universidade Presbi-
             3.  Na vasta experiência do Instituto e de seus profi s-  teriana Mackenzie e a Universidade de São Paulo, além
                sionais em centenas de centros de Educação Infan-  de outras instituições não governamentais que desenvol-
                til, creches, pré-escolas e outras instituições ligadas à   vem trabalhos relevantes na área, especialmente a Fun-
                Educação Infantil em todo o país.
                                                                 dação Maria Cecília Souto Vidigal. Este guia refl ete muito
                                                                 do que aprendemos com crianças, educadores, gestores
               Essa experiência inclui o desenvolvimento e imple-  e pesquisadores dessas instituições.
            mentação de currículos, programas e materiais edu-
            cativos em creches e pré-escolas, capacitação de ges-   Este guia está organizado em duas partes. A primeira
            tores e educadores, implementação de programas       parte apresenta os conceitos básicos e fundamentos do
            de formação de professores, avaliação institucional,   desenvolvimento infantil, o currículo para crianças de 0 a
            a Universidade da Primeira Infância e a Universidade   6 anos a ser seguido e a proposta pedagógica. A segunda
            do Bebê, programas para o fomento do hábito de lei-  parte detalha as orientações para implementar o currí-
            tura desde o berço, dentre outros.                   culo em diferentes tipos de instituição.














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