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PARTE III - COMPETÊNCIAS DO ALFABETIZADOR
Capítulo 7 - Conhecimentos e habilidades
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338
II - Competências gerais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340
III - Competências específicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 343
IV - Quando e como adquirir essas competências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 358
Capítulo 8 - Avaliação dos alunos
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367
II - Os três momentos da avaliação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 371
III - Como elaborar testes e instrumentos para avaliação formal . . . . . . . . . . 382
IV - Outros usos da avaliação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 385
Capítulo 9 - Fazendo acontecer na sala de aula
I - Como escolher o que ensinar a cada dia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 389
II - Como acolher os alunos e mantê-los presentes e ativos na escola . . . . . . 393
III - Como usar bem o tempo de aprendizagem
dentro e fora da sala de aula . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 397
IV - Como estabelecer deveres de casa e corrigi-los em sala de aula . . . . . . . 402
V - Como estabelecer um relacionamento
positivo e produtivo com os pais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 408
VI - Como diagnosticar e lidar com dificuldades de aprendizagem . . . . . . . . 417
Capítulo 10 - Fundamentos científicos
Alfabetização e construtivismo: um casamento que não deu certo
I - A proposta construtivista de alfabetização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 429
II - Aplicações práticas do construtivismo em sala de aula:
a evidência empírica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 450
III - Por que o construtivismo se tornou tão popular no Brasil . . . . . . . . . . . . . 453
IV - Discussão e saídas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 458
PCNs: uma análise crítica
I - PCNs como marco referencial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 477
II - O impacto dos PCNs: como as Secretarias de Educação
definem alfabetização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 484
III - Formação inicial de professores: PCNs, Universidades
e as Secretarias de Educação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 493
IV - Capacitação de professores alfabetizadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 497
V - Cartilhas e livros didáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 498
VI - Políticas e práticas de alfabetização
no Brasil: algumas considerações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 500
VII - PCNs: uma perspectiva comparada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 505
A ciência cognitiva da alfabetização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 514