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PARTE III - COMPETÊNCIAS DO ALFABETIZADOR


               Capítulo 7 -  Conhecimentos e habilidades
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  338
                            II - Competências gerais  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  340
                            III - Competências específicas  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  343
                            IV - Quando e como adquirir essas competências   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  358


               Capítulo 8 -  Avaliação dos alunos
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  367
                            II - Os três momentos da avaliação  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  371
                            III - Como elaborar testes e instrumentos para avaliação formal   . . . . . . . . . .  382
                            IV - Outros usos da avaliação  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  385


               Capítulo 9 -  Fazendo acontecer na sala de aula
                            I - Como escolher o que ensinar a cada dia   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  389
                            II - Como acolher os alunos e mantê-los presentes e ativos na escola  . . . . . .  393
                            III -  Como usar bem o tempo de aprendizagem
                                 dentro e fora da sala de aula   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  397
                            IV - Como estabelecer deveres de casa e corrigi-los em sala de aula . . . . . . .  402
                            V -  Como estabelecer um relacionamento
                                 positivo e produtivo com os pais   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  408
                            VI - Como diagnosticar e lidar com dificuldades de aprendizagem   . . . . . . . .  417


               Capítulo 10 - Fundamentos científicos
                           Alfabetização e construtivismo: um casamento que não deu certo

                            I - A proposta construtivista de alfabetização   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  429
                            II -  Aplicações práticas do construtivismo em sala de aula:
                                a evidência empírica   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  450
                            III - Por que o construtivismo se tornou tão popular no Brasil . . . . . . . . . . . . .  453
                            IV - Discussão e saídas  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  458

                           PCNs: uma análise crítica
                            I - PCNs como marco referencial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  477
                            II -  O impacto dos PCNs: como as Secretarias de Educação
                                 definem alfabetização  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  484
                            III -  Formação inicial de professores: PCNs, Universidades
                                 e as Secretarias de Educação   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  493
                            IV - Capacitação de professores alfabetizadores  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  497
                            V - Cartilhas e livros didáticos  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  498
                            VI -   Políticas e práticas de alfabetização
                                  no Brasil: algumas considerações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  500
                            VII - PCNs: uma perspectiva comparada  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  505
                           A ciência cognitiva da alfabetização  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  514
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