Page 6 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 6
ABC
Sumário
PARTE I - INTRODUçãO
Capítulo 1 - O que significa alfabetizar
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
II - Aprender a ler: as competências da alfabetização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
III - Aprender a ler não é um processo estático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas . . . . . . . . . . . . . 41
PARTE II - COMPETÊNCIAS DA ALFABETIZAçãO
Capítulo 2 - Fundamentos
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
II - Consciência fonológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65
III - Familiaridade com livros e textos impressos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
IV - Metalinguagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
V - Atividades adicionais para desenvolver consciência fonológica . . . . . . . . . . 80
Capítulo 3 - Pré-requisitos
Consciência fonêmica
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91
II - Como desenvolver a consciência fonêmica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
III - Exemplos de atividades para desenvolver a consciência fonêmica . . . . . . 102
IV - Atividades adicionais para desenvolver a consciência fonêmica . . . . . . . . 108
Princípio alfabético
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115
II - Atividades para desenvolver o conhecimento do alfabeto . . . . . . . . . . . . . 119
III - Atividades adicionais para desenvolver o princípio alfabético . . . . . . . . . . 125
Capítulo 4 - Requisitos
Decodificação
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
II - Diferentes estratégias para ensinar a decodificar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149
III - Como ensinar a decodificar usando métodos fônicos . . . . . . . . . . . . . . . 159
Fluência
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173
II - Como desenvolver a fluência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178