Page 6 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 6

ABC




                                              Sumário












                                                                           PARTE I  - INTRODUçãO

               Capítulo 1 - O que significa alfabetizar

                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  15
                            II - Aprender a ler: as competências da alfabetização  . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  22
                            III - Aprender a ler não é um processo estático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  31
                            IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas  . . . . . . . . . . . . .  41



                                               PARTE II - COMPETÊNCIAS DA ALFABETIZAçãO

               Capítulo 2 - Fundamentos
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  61
                            II - Consciência fonológica  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  65
                            III - Familiaridade com livros e textos impressos   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  67
                            IV - Metalinguagem   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  73
                            V - Atividades adicionais para desenvolver consciência fonológica . . . . . . . . . .  80

               Capítulo 3 - Pré-requisitos

                           Consciência fonêmica
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  91
                            II - Como desenvolver a consciência fonêmica  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  97
                            III - Exemplos de atividades para desenvolver a consciência fonêmica  . . . . . .  102
                            IV - Atividades adicionais para desenvolver a consciência fonêmica . . . . . . . .  108
                           Princípio alfabético
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  115
                            II - Atividades para desenvolver o conhecimento do alfabeto . . . . . . . . . . . . .  119
                            III - Atividades adicionais para desenvolver o princípio alfabético . . . . . . . . . .  125

               Capítulo 4 - Requisitos

                          Decodificação
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  145
                            II - Diferentes estratégias para ensinar a decodificar  . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  149
                            III - Como ensinar a decodificar usando métodos fônicos  . . . . . . . . . . . . . . .  159
                          Fluência

                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  173
                            II - Como desenvolver a fluência  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  178
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11