Page 7 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 7

Capítulo 5 - Desenvolvimento da leitura

                           Vocabulário
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  191
                            II - O que sabemos sobre a aprendizagem e o ensino de vocabulário  . . . . . .  197
                            III - Como ensinar vocabulário   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  201
                           Compreensão
                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  212
                            II - Os quatro níveis do processo de compreensão  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  219
                            III - Como desenvolver compreensão da leitura   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  236
                            IV - Como ensinar a desenvolver compreensão   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  240


               Capítulo 6 - Desenvolvimento da escrita

                          Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  265

                           O nível da letra: caligrafia
                            I - O ensino da caligrafia  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  268
                            II - Metodologia do ensino da caligrafia   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  276
                           O nível da palavra: ortografia
                            I - Soletrar e decodificar  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  288
                            II - Estratégias para o ensino de ortografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  290
                           O nível da frase: consciência sintática

                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  294
                            II - Estratégias para desenvolver consciência sintática  . . . . . . . . . . . . . . . . . .  296
                            III -  Estratégias para desenvolver consciência sintática
                                 no Programa Alfa e Beto  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  298
                           O nível do texto: escrever e redigir

                            I - Introdução  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  301
                            II - As três dimensões da escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  303
                            III - As seis características da escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  308
                            IV - As cinco fases do processo de escrita   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  312
                            V - A escrita e os gêneros  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  322
                            VI - Colocando tudo junto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  327
                            VII - O ensino da escrita no Programa Alfa e Beto  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  331
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12