Page 7 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 7
Capítulo 5 - Desenvolvimento da leitura
Vocabulário
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191
II - O que sabemos sobre a aprendizagem e o ensino de vocabulário . . . . . . 197
III - Como ensinar vocabulário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201
Compreensão
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212
II - Os quatro níveis do processo de compreensão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 219
III - Como desenvolver compreensão da leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 236
IV - Como ensinar a desenvolver compreensão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 240
Capítulo 6 - Desenvolvimento da escrita
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265
O nível da letra: caligrafia
I - O ensino da caligrafia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268
II - Metodologia do ensino da caligrafia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276
O nível da palavra: ortografia
I - Soletrar e decodificar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288
II - Estratégias para o ensino de ortografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290
O nível da frase: consciência sintática
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294
II - Estratégias para desenvolver consciência sintática . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296
III - Estratégias para desenvolver consciência sintática
no Programa Alfa e Beto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298
O nível do texto: escrever e redigir
I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301
II - As três dimensões da escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303
III - As seis características da escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308
IV - As cinco fases do processo de escrita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 312
V - A escrita e os gêneros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322
VI - Colocando tudo junto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
VII - O ensino da escrita no Programa Alfa e Beto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 331