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Apresentação da 8ª edição
ABC
Nos últimos 30 anos foram feitos notáveis avanços no campo de teoria e práti-
ca da alfabetização. Conhecimentos científicos, métodos, técnicas, políticas públi-
cas, instrumentos de diagnóstico e avaliação foram desenvolvidos e testados.
A alfabetização saiu do terreno do empirismo e do palpite e entrou no domínio da
ciência. Muito ainda resta a conhecer, mas muitos conhecimentos foram produzi-
dos e hoje constituem-se saber científico consolidado.
Este livro traz ao professor alfabetizador uma síntese desses conhecimentos.
O livro é destinado a professores, portanto mantém, em todos os momentos, o
foco na aplicação prática. Mas não se trata de um livro de receitas – trata-se de um
livro texto que contém a fundamentação e os conceitos básicos que todo professor
alfabetizador necessita conhecer.
Este livro foi escrito ao mesmo tempo em que o autor produziu, levou a campo
e implementou o Programa Alfa e Beto de Alfabetização. Esse programa vem
começando a mostrar seus primeiros resultados após aplicação em centenas de
classes em mais de 10 estados do Brasil. Muito do saber aqui reportado é um saber
de experiências feito, testado em campo e provado em sua eficácia.
Ao longo desses anos, o autor teve a oportunidade de estudar, aprender e dia logar
com algumas das personalidades acadêmicas mais importantes do mundo da alfa-
betização, tais como Marilyn Jaeger Adams, dos Estados Unidos, Jean-Emile Gom-
bert, da França, Roger Beard, da Inglaterra e José Morais, que trabalha na França e
Bélgica. Também teve o prazer de conviver e muito aprender com bra sileiros ilustres
como Fernando Capovilla e Cláudia Cardoso-Martins. Com esse grupo de cientis-
tas produzimos o relatório “Alfabetização Infantil: Os Novos Caminhos”, solicitado
pela Co missão de Educação da Câmara dos Deputados. Esse do cumento constitui-
se a referência científica mais atualizada sobre o tema hoje disponível no Brasil.
O leitor atento observará que os conceitos e práticas apresentados no presente
ABC, consistentes com a mais atualizada literatura científica disponível, estão em
frontal oposição com os conceitos e práticas preconizadas pelo Ministério da Edu-
cação e ensinadas na maioria das Universidades Brasileiras. Para efeito de docu-
mentação histórica e futuras análises cabe registrar:
• Na segunda metade de década de 90 foram realizadas importantes revisões da
literatura sobre alfabetização e iniciadas profundas mudanças nas políticas e
práticas de alfabetização na maioria dos países industrializados;