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Apresentação da 8ª edição
                ABC













                  Nos últimos 30 anos foram feitos notáveis avanços no campo de teoria e práti-
                ca da alfabetização. Conhecimentos científicos, métodos, técnicas, políticas públi-
                cas, instrumentos de diagnóstico e avaliação foram desenvolvidos e testados.
                A alfabetização saiu do terreno do empirismo e do palpite e entrou no domínio da
                ciência. Muito ainda resta a conhecer, mas muitos conhecimentos foram produzi-
                dos e hoje constituem-se saber científico consolidado.
                  Este livro traz ao  professor alfabetizador uma  síntese desses  conhecimentos.
                O livro é destinado a professores, portanto mantém, em todos os momentos, o
                foco na aplicação prática. Mas não se trata de um livro de receitas – trata-se de um
                livro texto que contém a fundamentação e os conceitos básicos que todo professor
                alfabetizador necessita conhecer.

                  Este livro foi escrito ao mesmo tempo em que o autor produziu, levou a campo
                e  implementou  o  Programa  Alfa  e  Beto  de  Alfabetização.  Esse  programa  vem
                começando a mostrar seus primeiros resultados após aplicação em centenas de
                classes em mais de 10 estados do Brasil. Muito do saber aqui reportado é um saber
                de experiências feito, testado em campo e provado em sua eficácia.

                  Ao longo desses anos, o autor teve a oportunidade de estudar, aprender e dia logar
                com algumas das personalidades acadêmicas mais importantes do mundo da alfa-
                betização, tais como Marilyn Jaeger Adams, dos Estados Unidos, Jean-Emile Gom-
                bert, da França, Roger Beard, da Inglaterra e José Morais, que trabalha na França e
                Bélgica. Também teve o prazer de conviver e muito aprender com bra sileiros ilustres
                como Fernando Capovilla e Cláudia Cardoso-Martins. Com esse grupo de cientis-
                tas produzimos o relatório “Alfabetização Infantil: Os Novos Caminhos”, solicitado
                pela Co missão de Educação da Câmara dos Deputados. Esse do cumento constitui-
                se a referência científica mais atualizada sobre o tema hoje disponível no Brasil.

                  O leitor atento observará que os conceitos e práticas apresentados no presente
                ABC, consistentes com a mais atualizada literatura científica disponível, estão em
                frontal oposição com os conceitos e práticas preconizadas pelo Ministério da Edu-
                cação e ensinadas na maioria das Universidades Brasileiras. Para efeito de docu-
                mentação histórica e futuras análises cabe registrar:

                  •  Na segunda metade de década de 90 foram realizadas importantes revisões da
                     literatura sobre alfabetização e iniciadas profundas mudanças nas políticas e
                     práticas de alfabetização na maioria dos países industrializados;
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