Page 16 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 16

6
         SEMANA 22    LEILÃO DE JARDIM                                                  POR FALAR NISSO...







                MEU NOME É:                                                                   HOJE É DIA:


             Preparação: Pegue uma caixa de
             sapato; palha ou papéis cortados
             em tiras bem   ninhas; e uma agu-
             lha ou um palito.

             Para começar: 1. Pergunte quem
             já ouviu falar da expressão “mais
             difícil que achar agulha no pa-
             lheiro”.  2.  Proponha  uma  brinca-
             deira para as crianças: em duplas,                                                  ENTREI PELO CANO.
             chame-as e diga que elas deverão
             encontrar a agulha dentro da cai-
             xa (ou o palito). 3. Após todas te-
             rem experimentado a brincadeira,
             converse sobre o quanto foi difícil
             encontrar o objeto procurado.
             4.  Pergunte o que elas acharam,
             pensaram, como se sentiram. 5.
             Converse com as crianças a respei-
             to do ditado “procurar agulha no
             palheiro”, esclarecendo que quan-
             do uma coisa é muito difícil usa-
             mos esta expressão, já que, como
             eles viram,  é muito difícil, quase
             impossível “achar uma agulha no
             palheiro”. 6. Cite e explique outras
             expressões, como: Chover sobre o
             molhado; Estar com água na boca;
             Meter os pés pelas mãos.

             Palavras-chave: expressão, dita-
             do, signi  cado, procurar agulha no
             palheiro, chover sobre o molhado,
             estar com água na boca, meter os
             pés pelas mãos, entrar pelo cano,
             difícil, fácil, procurar, explicar, en-  APRENDEMOS QUE AS PALAVRAS E EXPRESSÕES PODEM SER USADAS PARA DIZEREM COISAS DIFERENTES!
             tender,  compreender,  desenhar,      1.  OBSERVE A IMAGEM! OLHA QUE MALUQUICE! O QUE ESTE HOMEM FEZ?  ENTROU PELO CANO .
             pintar.                               2.  AGORA CONVERSE COM O PROFESSOR E SUA TURMA SOBRE O QUE ESTA EXPRESSÃO QUER DIZER...
                                                   3.  DESENHE O SIGNIFICADO DE DIZER  “ENTREI PELO CANO” QUE VOCÊ E SUA TURMA APRENDERAM!  VOCÊ PODE ILUSTRAR UMA SITUAÇÃO QUE
                                                     ACONTECEU NA ESCOLA, QUANDO VOCÊ OU SEUS AMIGUINHOS “ENTRARAM PELO CANO”, COMO POR EXEMPLO: ALGUÉM CORREU PARA CHEGAR
                                                     PRIMEIRO NO PÁTIO E CAIU NO CHÃO, ALGUÉM BRIGOU POR UM BRINQUEDO EM SALA E FICOU DE CASTIGO, ETC.



       216                  Áreas/objetivos: LIN 1.1, 1.3, 1.4, 1.5, 1.11, 1.12, 1.13, 1.14, 1.17; CIEN 2.1, 2.2.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20