Page 16 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 16
6
SEMANA 22 LEILÃO DE JARDIM POR FALAR NISSO...
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Pegue uma caixa de
sapato; palha ou papéis cortados
em tiras bem ninhas; e uma agu-
lha ou um palito.
Para começar: 1. Pergunte quem
já ouviu falar da expressão “mais
difícil que achar agulha no pa-
lheiro”. 2. Proponha uma brinca-
deira para as crianças: em duplas, ENTREI PELO CANO.
chame-as e diga que elas deverão
encontrar a agulha dentro da cai-
xa (ou o palito). 3. Após todas te-
rem experimentado a brincadeira,
converse sobre o quanto foi difícil
encontrar o objeto procurado.
4. Pergunte o que elas acharam,
pensaram, como se sentiram. 5.
Converse com as crianças a respei-
to do ditado “procurar agulha no
palheiro”, esclarecendo que quan-
do uma coisa é muito difícil usa-
mos esta expressão, já que, como
eles viram, é muito difícil, quase
impossível “achar uma agulha no
palheiro”. 6. Cite e explique outras
expressões, como: Chover sobre o
molhado; Estar com água na boca;
Meter os pés pelas mãos.
Palavras-chave: expressão, dita-
do, signi cado, procurar agulha no
palheiro, chover sobre o molhado,
estar com água na boca, meter os
pés pelas mãos, entrar pelo cano,
difícil, fácil, procurar, explicar, en- APRENDEMOS QUE AS PALAVRAS E EXPRESSÕES PODEM SER USADAS PARA DIZEREM COISAS DIFERENTES!
tender, compreender, desenhar, 1. OBSERVE A IMAGEM! OLHA QUE MALUQUICE! O QUE ESTE HOMEM FEZ? ENTROU PELO CANO .
pintar. 2. AGORA CONVERSE COM O PROFESSOR E SUA TURMA SOBRE O QUE ESTA EXPRESSÃO QUER DIZER...
3. DESENHE O SIGNIFICADO DE DIZER “ENTREI PELO CANO” QUE VOCÊ E SUA TURMA APRENDERAM! VOCÊ PODE ILUSTRAR UMA SITUAÇÃO QUE
ACONTECEU NA ESCOLA, QUANDO VOCÊ OU SEUS AMIGUINHOS “ENTRARAM PELO CANO”, COMO POR EXEMPLO: ALGUÉM CORREU PARA CHEGAR
PRIMEIRO NO PÁTIO E CAIU NO CHÃO, ALGUÉM BRIGOU POR UM BRINQUEDO EM SALA E FICOU DE CASTIGO, ETC.
216 Áreas/objetivos: LIN 1.1, 1.3, 1.4, 1.5, 1.11, 1.12, 1.13, 1.14, 1.17; CIEN 2.1, 2.2.