Page 19 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 19

9          PENSANDO NA NATUREZA: É
         SEMANA 22    LEILÃO DE JARDIM
                                                                                     CERTO OU ERRADO?





                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:

                                                                                                                                                    Para começar: 1. Releia a poe-
                                                                                                                                                    sia, converse sobre o jardim. 2.
                                                                                                                                                    Converse sobre o que é a natu-
                                                                                                                                                    reza e como podemos cuidar
                                                                                                                                                    dela. 3. Fale sobre a importância
                                                                                                                                                    de cada um na preservação do
                                                                                                                                                    meio ambiente; diga que nos-
                                                                                                                                                    sas atitudes podem fazer do
                                                                                                                                                    mundo um lugar melhor para
                                                                                                                                                    vivermos. 4. Pergunte quais ati-
                                                                                                                                                    tudes as crianças acham legais e
                                                                                                                                                    quais consideram ruins.

                                                                                                                                                    Palavras-chave: natureza, ati-
                                                                                                                                                    tude, lixo, motorista, latinha,
                                                                                                                                                    rua, mulher, papel, chão, crian-
                                                                                                                                                    ça, grama,   ores, homem, garra-
                                                                                                                                                    fas, rio, árvore, plantas, respeito,
                                                                                                                                                    cuidado, certo, bacana, legal,
                                                                                                                                                    errado, feio, jogar, caminhar, pi-
                                                                                                                                                    sar,  poluir,  sujar,  retirar,  limpar,
                                                                                                                                                    plantar, regar, pintar, marcar.





                                                                                                                                                    Para ajudar: Dê dicas e exem-
                                                                                                                                                    plos sobre atitudes que de-
                                                                                                                                                    monstram respeito e cuidado
                                                                                                                                                    com a  natureza e  outras que
                                                                                                                                                    indicam o contrário.

                                                                                                                                                    Indo além:  Pergunte quais
                                                                                                                                                    atitudes  a criança  faz ou pode
                                                                                                                                                    fazer para ajudar a melhorar o
                                                                                                                                                    mundo em que vivemos (ex: to-
                                                                                                                                                    mar banho mais depressa, sepa-
                                                                                                                                                    rar o lixo, não jogar lixo nas ruas
                                                                                                                                                    ou rios, etc).


               1.  PINTE AS ATITUDES QUE SÃO BACANAS E DEMONSTRAM CUIDADO COM A NATUREZA.
               2.  FACA UM X NAQUELAS QUE PREJUDICAM E POLUEM A NATUREZA.


                    Áreas/objetivos: PES 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7, 1.8, 3.1; SOC 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6; ART1.6.                                                      219
   14   15   16   17   18   19   20