Page 15 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 15

5          DE ORELHA EM PÉ!
         SEMANA 22    LEILÃO DE JARDIM







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:
                                                                                                                                                Para começar: 1. Volte a conversar
                                                                                                                                                sobre as cores.  Inclua na conversa
                                                                                                                                                as  palavras  amarelo,  azul,  verde,
                                                                                                                                                vermelho.  2. Pergunte às crianças
                                                                                                                                                se elas já ouviram a expressão “de
                                                                                                                                                orelha em pé”, explique que quer
                                                                                                                                                dizer  atento.    3.  Fale  as  palavras
                                                                                                                                                azul e amarelo. Ajude as crianças a
                                                                                                                                                identi  car que elas começam com
                                                                                                                                                o  mesmo  som:  /a/.  Repita  com  as
                                                                                                                                                palavras verde e vermelho.  Brinque
                                                                                                                                                com o som /v/, por exemplo, imi-
                                                                                                                                                tando um avvvvvvião, uma avvvve
                                                                                                                                                vvvvvoando.


                                                                                                                                                Palavras-chave:  cores,  amarelo/
                                                                                                                                                azul, verde/vermelho, abelha, avião,
                                                                                                                                                abacate, limão, mamão, macaco,
                                                                                                                                                som,   gura, de orelha em pé, igual,
                                                                                                                                                diferente, parecido, falar, ouvir, li-
                                                                                                                                                gar.





                                                                                                                                                Para ajudar: Cante a música “O sapo
                                                                                                                                                não lava o pé/ Não lava porque não
                                                                                                                                                quer/ Ele mora lá na lagoa/ Não lava
                                                                                                                                                o pé porque não quer/ Ele mora lá
                                                                                                                                                na lagoa/ Não lava o pé porque não
                                                                                                                                                quer/ Mas que chulé!”. Em seguida
                                                                                                                                                substitua todas as vogais por /a/ (“a
                                                                                                                                                sapa na lava a pá...”), depois por /e/.


                                                                                                                                                Indo além: Peça para a criança di-
                                                                                                                                                zer alguma coisa que começa com o
                                                                                                                                                mesmo som do seu nome.








               1.  OBSERVE A COR DA BOLA: AMARELO!
               2.  DIGA O NOME DE CADA FIGURA. SE ELA COMEÇAR IGUAL A AMARELO, LIGUE ESSA FIGURA COM A BOLA.

                    Áreas/objetivos: LIN 1.5, 1.9, 1.10, 1.11, 4.1, 4.3, 4.5, 5.1, 5.2, 5.3; ART 2.1, 2.3, 2.4.                                                                 215
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20