Page 15 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME II.indd
P. 15
5 DE ORELHA EM PÉ!
SEMANA 22 LEILÃO DE JARDIM
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Para começar: 1. Volte a conversar
sobre as cores. Inclua na conversa
as palavras amarelo, azul, verde,
vermelho. 2. Pergunte às crianças
se elas já ouviram a expressão “de
orelha em pé”, explique que quer
dizer atento. 3. Fale as palavras
azul e amarelo. Ajude as crianças a
identi car que elas começam com
o mesmo som: /a/. Repita com as
palavras verde e vermelho. Brinque
com o som /v/, por exemplo, imi-
tando um avvvvvvião, uma avvvve
vvvvvoando.
Palavras-chave: cores, amarelo/
azul, verde/vermelho, abelha, avião,
abacate, limão, mamão, macaco,
som, gura, de orelha em pé, igual,
diferente, parecido, falar, ouvir, li-
gar.
Para ajudar: Cante a música “O sapo
não lava o pé/ Não lava porque não
quer/ Ele mora lá na lagoa/ Não lava
o pé porque não quer/ Ele mora lá
na lagoa/ Não lava o pé porque não
quer/ Mas que chulé!”. Em seguida
substitua todas as vogais por /a/ (“a
sapa na lava a pá...”), depois por /e/.
Indo além: Peça para a criança di-
zer alguma coisa que começa com o
mesmo som do seu nome.
1. OBSERVE A COR DA BOLA: AMARELO!
2. DIGA O NOME DE CADA FIGURA. SE ELA COMEÇAR IGUAL A AMARELO, LIGUE ESSA FIGURA COM A BOLA.
Áreas/objetivos: LIN 1.5, 1.9, 1.10, 1.11, 4.1, 4.3, 4.5, 5.1, 5.2, 5.3; ART 2.1, 2.3, 2.4. 215