Page 5 - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS - NOVOS PARÂMETROS.indd
P. 5

Sumário







                  Prefácio................................................................................................................................................9
                  Introdução..........................................................................................................................................13

                  Parte I – Colocando as ideias no lugar: os conceitos

                  1.  As  dez  descobertas  que  abalaram  o  mundo  da  alfabetização..................................................19
                  2.  o que é alfabetizar........................................................................................................................21
                  3.  Alfabetizar  não  é  natural  nem  sobrenatural...............................................................................23
                  4.  ler  e  compreender  são  competências  cognitivas  diferentes.....................................................25
                  5.  Aprender a ler e ler para aprender.............................................................................................29
                  6.  Alfabetização  e  letramento..........................................................................................................33
                  7.  Competências,  requisitos,  pré-requisitos....................................................................................37
                  8.  existem estágios naturais na aprendizagem da escrita?.............................................................41
                  9.  As quatro dimensões da escrita...................................................................................................43
                  10.  Por que aprender a escrever é mais difícil do que aprender a ler..........................................45
                  11.   Como  o  cérebro  aprende  a  ler...................................................................................................47

                  Parte II – Passando a pedagogia a limpo:
                  programas, métodos e materiais de alfabetização

                  12.  As  competências  da  alfabetização..............................................................................................53
                  13.  Alfabetização  e  pobreza:  implicações  para  o  currículo............................................................57
                  14.  Afinal, o que são métodos fônicos?...........................................................................................59
                  15.  números  que  todo  alfabetizador  deve  conhecer......................................................................61
                  16.  Materiais para alfabetizar: diferentes materiais para diferentes objetivos...............................65
                  17.  Materiais para alfabetizar: cartilhas para desenvolver decodificação.......................................67
                  18.  Materiais  para  alfabetizar:  variedade  de  textos  para  desenvolver  compreensão....................71
                  19.  Reabilitando  os  proscritos:  memorização..................................................................................73
                  20.  Reabilitando os proscritos: caligrafia.........................................................................................75
                  21.  Reabilitando  os  proscritos:  ditado.............................................................................................77
                  22.  Reabilitando os proscritos: cópia...............................................................................................79
                  23.  Os desafios da alfabetização de adultos....................................................................................81
                  24.   Paulo  freire  e  os  métodos  de  alfabetização.............................................................................83


                  Parte III – Um convite ao debate e à ação

                  25.  o que sabemos sobre os resultados da alfabetização no Brasil..............................................87
                  26.  o que há de errado com os PCns.............................................................................................89
                  27.  Dos PCns à Ciência Cognitiva da leitura: um convite ao debate e à ação............................91


                  Bibliografia.........................................................................................................................................95
                  Anexo  –  sugestões  para  elaboração  de  um  programa  de  ensino  de  alfabetização......................97
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10