Page 5 - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS - NOVOS PARÂMETROS.indd
P. 5
Sumário
Prefácio................................................................................................................................................9
Introdução..........................................................................................................................................13
Parte I – Colocando as ideias no lugar: os conceitos
1. As dez descobertas que abalaram o mundo da alfabetização..................................................19
2. o que é alfabetizar........................................................................................................................21
3. Alfabetizar não é natural nem sobrenatural...............................................................................23
4. ler e compreender são competências cognitivas diferentes.....................................................25
5. Aprender a ler e ler para aprender.............................................................................................29
6. Alfabetização e letramento..........................................................................................................33
7. Competências, requisitos, pré-requisitos....................................................................................37
8. existem estágios naturais na aprendizagem da escrita?.............................................................41
9. As quatro dimensões da escrita...................................................................................................43
10. Por que aprender a escrever é mais difícil do que aprender a ler..........................................45
11. Como o cérebro aprende a ler...................................................................................................47
Parte II – Passando a pedagogia a limpo:
programas, métodos e materiais de alfabetização
12. As competências da alfabetização..............................................................................................53
13. Alfabetização e pobreza: implicações para o currículo............................................................57
14. Afinal, o que são métodos fônicos?...........................................................................................59
15. números que todo alfabetizador deve conhecer......................................................................61
16. Materiais para alfabetizar: diferentes materiais para diferentes objetivos...............................65
17. Materiais para alfabetizar: cartilhas para desenvolver decodificação.......................................67
18. Materiais para alfabetizar: variedade de textos para desenvolver compreensão....................71
19. Reabilitando os proscritos: memorização..................................................................................73
20. Reabilitando os proscritos: caligrafia.........................................................................................75
21. Reabilitando os proscritos: ditado.............................................................................................77
22. Reabilitando os proscritos: cópia...............................................................................................79
23. Os desafios da alfabetização de adultos....................................................................................81
24. Paulo freire e os métodos de alfabetização.............................................................................83
Parte III – Um convite ao debate e à ação
25. o que sabemos sobre os resultados da alfabetização no Brasil..............................................87
26. o que há de errado com os PCns.............................................................................................89
27. Dos PCns à Ciência Cognitiva da leitura: um convite ao debate e à ação............................91
Bibliografia.........................................................................................................................................95
Anexo – sugestões para elaboração de um programa de ensino de alfabetização......................97