Page 10 - Colecao ABCD_Livro D - Manual.indd
P. 10

Sugestão: Se a sua escola tiver sala de informática, leve os alunos e faça

                        essa aula lá.
                        o Ensine-os a fazer um endereço eletrônico.

                        o Faça a leitura e o estudo do texto.

                        o Depois, cada um escreve uma ou mais mensagens para os colegas.



                 Agora vamos fazer a leitura

                    • Convide os alunos para a leitura do texto.
                    • Explique que o texto foi tirado de “O livro de Informática do Menino Maluquinho”.

                    • leia o título do texto.

                        Os alunos devem estar com o livro aberto na página da leitura.


                    Durante a leitura

                    • ler o texto sem interrupções.

                 Após a leitura: compreender o sentido do texto



                       Seus objetivos na análise

                       1. Compreender o sentido geral do texto:
                       • para que o texto foi escrito;
                       • para quem o texto foi escrito.
                       2. Compreender os detalhes do texto:
                       • compreender cada uma das dicas.



                    1. Compreender o sentido geral do texto:
                    • Levar os alunos a identifi carem:
                       o tipo de texto;

                       o gênero do texto;
                       o objetivo do texto (dar dicas para escrever e-mails);
                       o público alvo (nesse caso, vale ressaltar que o texto foi retirado de O livro de
                         Informática do Menino Maluquinho, isso pode ajudar o aluno a entender que

                         as dicas foram escritas para crianças e jovens).





           10                                                              língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_D.indd   10                                                                              19/12/2013   15:03:42
   5   6   7   8   9   10   11   12