Page 11 - Colecao ABCD_Livro D - Manual.indd
P. 11
2. Compreender os detalhes do texto:
• ler cada uma das dicas e fazer perguntas, e, se for o caso, esclarecer o
vocabulário:
Perguntas
1 Qual a justificativa do autor para aprender português?
Que outra justificativa poderia ser dada para escrever e-mails em
português correto?
2 Qual a justificativa do autor para escrever mensagens curtas?
O que aconteceria se você enviasse uma mensagem muito grande
para uma pessoa que recebe muitos e-mails?
3 Qual a justificativa do autor para responder aos e-mails que você
receber?
O que significa “Não a deixe no escuro”?
4 O autor é contra ou favor de palavrões nos e-mails? Por quê?
5 O que o autor quis dizer com “Tem certeza que você quer se passar
por chato?”
Em que situação você escreveria um e-mail com letras maiúsculas?
6 Para que você deve usar essa tecnologia?
Qual o cuidado você deve ter ao usar essa tecnologia?
Vocabulário: tecnologia
7 Por que você deve ler tudo com atenção antes de mandar a mensagem?
Por que você deve conferir o endereço do destinatário antes de mandar
a mensagem?
O que aconteceria se você não tivesse conferido e mandasse o e-mail
com o endereço errado?
Para que você deve checar se a foto ou o documento foram realmente
anexados?
Vocabulário: conferir, checar, anexar
8 Por que você deve evitar abrir e-mails com nomes estranhos e
desconhecidos?
Vocabulário: vírus
Coleção ABCD – Manual do Professor – Livro D 11
MANUAL PROF_D.indd 11 19/12/2013 15:03:42