Page 10 - Colecao ABCD_Livro B - Manual.indd
P. 10
• Vocês gostam de soltar pipa? Quem sabe fazer uma pipa?
• Vocês gostam de brincar com aviãozinho de papel? Quem sabe fazer? Escolha
um aluno (que saiba fazer) para explicar como é que se faz. Ajude-o:
o Qual material você usa para fazer?
o Explique na ordem: o que você faz primeiro, e depois?
• Chame atenção para o fato de que a explicação deve seguir uma ordem (passo
a passo).
3. Introduza o tema da leitura e a brincadeira
• Diga que hoje é um dia especial, pois vocês estão começando uma nova
série. E para comemorar vocês vão fazer um brinquedo muito legal chamado
Barangandão Arco-íris.
• Se houver alunos repetentes: diga que eles vão ter muitas novidades, que este
ano eles vão aprender muito mais, que as aulas vão ser muito interessantes, e
que juntos vocês vão aprender muito.
Agora vamos fazer a leitura
• Pergunte aos alunos:
o Alguém conhece um brinquedo chamado barangandão?
o Se algum aluno (ou vários) conhecer, pergunte como é, como se brinca, etc.
• Nós vamos ler um texto que fala um pouco sobre esse brinquedo e também
explica como fazer.
• Eu vou ler primeiro a introdução, para vocês conhecerem de onde veio esse
brinquedo.
• Depois nós vamos ler as instruções. Eu vou distribuir o material e nós vamos
fazer o brinquedo.
• E depois nós vamos brincar.
Os alunos devem estar com o livro aberto na página da leitura.
Durante a leitura
• ler o texto da introdução, sem interrupções.
Após a leitura
1. Entender o sentido geral do texto
• Vocês repararam que antes de explicar como se faz o Barangandão Arco-íris,
o texto traz algumas informações sobre o brinquedo?
o Onde é que esse brinquedo surgiu?
o O que é um barangandão?
o Como esse brinquedo se chama em Minas?
10 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
MANUAL PROF_B.indd 10 19/12/2013 15:00:56