Page 10 - Colecao ABCD_Livro B - Manual.indd
P. 10

•  Vocês gostam de soltar pipa? Quem sabe fazer uma pipa?
                    •  Vocês gostam de brincar com aviãozinho de papel? Quem sabe fazer? Escolha
                       um aluno (que saiba fazer) para explicar como é que se faz. Ajude-o:

                       o Qual material você usa para fazer?
                       o Explique na ordem: o que você faz primeiro, e depois?
                    •  Chame atenção para o fato de que a explicação deve seguir uma ordem (passo
                       a passo).

                    3. Introduza o tema da leitura e a brincadeira
                    •  Diga que  hoje é um dia especial, pois vocês  estão começando uma nova
                       série. E para comemorar vocês vão fazer um brinquedo muito legal chamado
                       Barangandão Arco-íris.

                    •  Se houver alunos repetentes: diga que eles vão ter muitas novidades, que este
                       ano eles vão aprender muito mais, que as aulas vão ser muito interessantes, e
                       que juntos vocês vão aprender muito.

                 Agora vamos fazer a leitura

                    •  Pergunte aos alunos:
                       o Alguém conhece um brinquedo chamado barangandão?
                       o Se algum aluno (ou vários) conhecer, pergunte como é, como se brinca, etc.
                    •  Nós vamos ler um texto que fala um pouco sobre esse brinquedo e também
                       explica como fazer.

                    •  Eu vou ler primeiro a introdução, para vocês conhecerem de onde veio esse
                       brinquedo.

                    •  Depois nós vamos ler as instruções. Eu vou distribuir o material e nós vamos
                       fazer o brinquedo.
                    •  E depois nós vamos brincar.

                               Os alunos devem estar com o livro aberto na página da leitura.


                    Durante a leitura
                    •  ler o texto da introdução, sem interrupções.

                 Após a leitura
                    1. Entender o sentido geral do texto
                    •  Vocês repararam que antes de explicar como se faz o Barangandão Arco-íris,
                       o texto traz algumas informações sobre o brinquedo?
                       o Onde é que esse brinquedo surgiu?
                       o O que é um barangandão?
                       o Como esse brinquedo se chama em Minas?




           10                                                              Língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_B.indd   10                                                                              19/12/2013   15:00:56
   5   6   7   8   9   10   11   12