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• leia o passo 1. Pergunte:
o O que vamos precisar para começar? (jornal)
• Distribua uma folha de jornal para cada aluno. Pergunte:
o O que vamos fazer com o jornal? (dobrar)
o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
fazer.
• leia o passo 2. Pergunte:
o E agora, do que vamos precisar? (papel crepom)
• Distribua as folhas de papel crepom para alguns alunos. Pergunte:
o O que vamos fazer com o papel crepom? (cortar e fazer um “sanduíche” com
o jornal)
• Distribua as tesouras. E diga:
o Primeiro vamos cortar: quem recebeu o papel crepom vai cortar um pedacinho
(mostre-lhes como fazer). Depois, passe o papel para o colega que não
recebeu, para que ele também possa cortar.
Professor, organize a turma para que cada aluno corte seu pedaço e
passe para o colega. Uma folha de crepom rende muitos pedacinhos.
Cada aluno deve cortar um pedacinho de cada cor de papel crepom.
Se você levar 5 cores diferentes, cada aluno deverá ter 5 tiras de papel
crepom, uma de cada cor.
o Agora que todos já têm as tiras de papel crepom, o que vamos fazer? ler
novamente o passo 2. (fazer um “sanduíche” com o jornal)
o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
fazer.
• leia o passo 3. Pergunte:
o E agora, do que vamos precisar? (cordão)
• Distribua um pedaço de barbante (ou linha grossa) para cada aluno. Pergunte:
o O que vamos fazer com o cordão? (amarrar o “sanduíche”)
o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
fazer.
• Depois que estiver tudo pronto, leia o passo 4.
Se vocês estiverem em um espaço adequado (pátio ou quadra), comecem
a brincar. Se vocês estiverem em sala, vá com seus alunos para um espaço
adequado (pátio ou quadra), e só então comecem a brincar. Em outro
momento você irá retomar o texto.
12 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
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