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•  leia o passo 1. Pergunte:
                      o O que vamos precisar para começar? (jornal)

                    •  Distribua uma folha de jornal para cada aluno. Pergunte:
                      o O que vamos fazer com o jornal? (dobrar)

                      o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
                         fazer.

                    •  leia o passo 2. Pergunte:
                      o E agora, do que vamos precisar? (papel crepom)

                    •  Distribua as folhas de papel crepom para alguns alunos. Pergunte:
                      o O que vamos fazer com o papel crepom? (cortar e fazer um “sanduíche” com
                         o jornal)

                    •  Distribua as tesouras. E diga:
                      o Primeiro vamos cortar: quem recebeu o papel crepom vai cortar um pedacinho
                         (mostre-lhes como fazer).  Depois, passe o papel para o colega que não
                         recebeu, para que ele também possa cortar.


                            Professor, organize a turma para que cada aluno corte seu pedaço e
                            passe para o colega. Uma folha de crepom rende muitos pedacinhos.
                            Cada aluno deve cortar um pedacinho de cada cor de papel crepom.
                            Se você levar 5 cores diferentes, cada aluno deverá ter 5 tiras de papel
                            crepom, uma de cada cor.


                      o Agora que todos já têm as tiras de papel crepom, o que vamos fazer? ler
                         novamente o passo 2. (fazer um “sanduíche” com o jornal)
                      o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
                         fazer.

                    •  leia o passo 3. Pergunte:
                      o E agora, do que vamos precisar? (cordão)
                    •  Distribua um pedaço de barbante (ou linha grossa) para cada aluno. Pergunte:
                      o O que vamos fazer com o cordão? (amarrar o “sanduíche”)
                      o Observem a ilustração, pode nos ajudar a entender melhor o que devemos
                         fazer.
                    •  Depois que estiver tudo pronto, leia o passo 4.


                         Se vocês estiverem em um espaço adequado (pátio ou quadra), comecem
                         a brincar. Se vocês estiverem em sala, vá com seus alunos para um espaço
                         adequado  (pátio ou quadra),  e só então comecem a brincar. Em  outro
                         momento você irá retomar o texto.





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