Page 9 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO – PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO.indd
P. 9

Parte I – Fundamentos


                  Além de diagnosticar o conhecimento das crianças nesses quatro aspectos, o professor deve identificar

               se algum aluno possui dificuldades auditivas ou visuais, e proceder ao seu devido encaminhamento.
               Alunos com dificuldades especiais também deverão receber atenção especial ao longo do ano letivo.
               Muitos deles poderão precisar de mais tempo, atenção individualizada e de métodos e técnicas

               específicas para ajudar a superar suas dificuldades.




                            O Instituto Alfa e Beto possui um teste de diagnóstico de caráter opcional,
                                              que pode ser utilizado nesses casos.




                  Em seu livro Uma professora muito maluquinha, Ziraldo diz que, no primeiro dia de aula, a professora
               escreveu no quadro de giz uma frase muito bonita e disse: “No final do ano, todos vocês serão capazes
               de ler o que eu escrevi no quadro.” Todo professor de classe de alfabetização deve ter essa mesma atitude

               de compromisso, e alcançar esse objetivo com seus alunos ao final do ano letivo. O Programa Alfa e
               Beto de Alfabetização pode ajudá-lo a chegar lá.



               2. O Que é AlFABetIzAR


                  Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever. O que significa saber ler e escrever,
               ao final do 1º ano? Significa:


                  Em leitura: ler textos simples, com uma velocidade de pelo menos sessenta a oitenta palavras por
               minuto, com menos de 5% de erros.


                  Em escrita:


                  •  Escrever palavras e frases simples sob condição de ditado. Cada palavra deve conter todos os
                     grafemas, ainda que a ortografia não seja perfeita.


                  •  Redigir pelo menos frases simples, de forma legível, inteligível e com sentido.

                  Em outras palavras: a criança alfabetizada é aquela que domina o código alfabético: que sabe
               transformar uma palavra oral em palavra escrita e vice-versa. Para isso ela precisa:


                  •  conhecer as letras;


                  •  conhecer o valor sonoro das letras (fonemas);

                  •  ler e escrever com relativa fluência.


           8
   4   5   6   7   8   9   10