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Parte I – Fundamentos
Além de diagnosticar o conhecimento das crianças nesses quatro aspectos, o professor deve identificar
se algum aluno possui dificuldades auditivas ou visuais, e proceder ao seu devido encaminhamento.
Alunos com dificuldades especiais também deverão receber atenção especial ao longo do ano letivo.
Muitos deles poderão precisar de mais tempo, atenção individualizada e de métodos e técnicas
específicas para ajudar a superar suas dificuldades.
O Instituto Alfa e Beto possui um teste de diagnóstico de caráter opcional,
que pode ser utilizado nesses casos.
Em seu livro Uma professora muito maluquinha, Ziraldo diz que, no primeiro dia de aula, a professora
escreveu no quadro de giz uma frase muito bonita e disse: “No final do ano, todos vocês serão capazes
de ler o que eu escrevi no quadro.” Todo professor de classe de alfabetização deve ter essa mesma atitude
de compromisso, e alcançar esse objetivo com seus alunos ao final do ano letivo. O Programa Alfa e
Beto de Alfabetização pode ajudá-lo a chegar lá.
2. O Que é AlFABetIzAR
Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever. O que significa saber ler e escrever,
ao final do 1º ano? Significa:
Em leitura: ler textos simples, com uma velocidade de pelo menos sessenta a oitenta palavras por
minuto, com menos de 5% de erros.
Em escrita:
• Escrever palavras e frases simples sob condição de ditado. Cada palavra deve conter todos os
grafemas, ainda que a ortografia não seja perfeita.
• Redigir pelo menos frases simples, de forma legível, inteligível e com sentido.
Em outras palavras: a criança alfabetizada é aquela que domina o código alfabético: que sabe
transformar uma palavra oral em palavra escrita e vice-versa. Para isso ela precisa:
• conhecer as letras;
• conhecer o valor sonoro das letras (fonemas);
• ler e escrever com relativa fluência.
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