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Parte I – Fundamentos


                        E o que significa alfabetizar? Significa ensinar a criança a adquirir essas competências. O professor
                     alfabetizador é aquele que ajuda a criança a descobrir o princípio alfabético e, depois, as regras de

                     funcionamento do código alfabético. Aos poucos, o aluno também vai aprendendo as regras do código
                     ortográfico, ou seja, a forma correta de escolher os grafemas (letras ou dígrafos) que usamos para
                     representar os fonemas da nossa língua.


                        Leitura e compreensão

                        Leia este texto:




                          O filósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger para gerar sua hermenêutica.
                      O caráter radical de sua proposta deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou epistemológica

                      das teorias do conhecimento para teorias da vida e do ser humano. Dessa forma, suas teorias precedem
                      e contextualizam a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a hermenêutica da descoberta.
                      A estrutura da vida humana integralmente interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos
                      dois tipos de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.




                        É possível que você, como a maioria das pessoas, não tenha compreendido o que leu. Isso prova que

                     ler é diferente de compreender. Para ler, você aplica as regras do código alfabético e extrai o som das
                     palavras. Você pode até mesmo conhecer o sentido de muitas dessas palavras. Foi isso que a professora
                     muito maluquinha prometeu a seus alunos.


                        Mas para compreender é preciso muito mais: é preciso conhecer o conteúdo do que se lê. Podemos
                     ler sem compreender. Você acabou de provar isso para você mesmo. Outro exemplo é o da criança que
                     chega ao 1º ano do Ensino Fundamental. Ela compreende muita coisa, mas não sabe ler. É também o
                     caso do analfabeto adulto.


                        A compreensão não é uma competência genérica: compreendemos algumas coisas em determinadas
                     áreas, em outras não, pois não temos conhecimento suficiente. Você deve ser capaz de compreender

                     este parágrafo, mas possivelmente não é capaz de compreender um parágrafo sobre questões filosóficas
                     complexas ou física avançada. Algumas competências relacionadas à compreensão são gerais: identificar
                     um texto, suas características, sua estrutura formal ou mesmo o gênero ou tipo de texto. A capacidade
                     de inferir é uma habilidade geral, é uma característica do pensamento lógico. Mas somos capazes de

                     fazer inferências apenas sobre assuntos que conhecemos. Desenvolvemos a capacidade de compreensão
                     desde o nascimento e a aprimoramos até o momento da morte. Por isso a escola, mesmo durante o
                     processo de alfabetização, deve desenvolver competências de compreensão. Isso é muito mais amplo do
                     que alfabetizar, e deve ser feito de forma paralela ao processo de alfabetização.


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