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Parte I – Fundamentos
E o que significa alfabetizar? Significa ensinar a criança a adquirir essas competências. O professor
alfabetizador é aquele que ajuda a criança a descobrir o princípio alfabético e, depois, as regras de
funcionamento do código alfabético. Aos poucos, o aluno também vai aprendendo as regras do código
ortográfico, ou seja, a forma correta de escolher os grafemas (letras ou dígrafos) que usamos para
representar os fonemas da nossa língua.
Leitura e compreensão
Leia este texto:
O filósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger para gerar sua hermenêutica.
O caráter radical de sua proposta deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou epistemológica
das teorias do conhecimento para teorias da vida e do ser humano. Dessa forma, suas teorias precedem
e contextualizam a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a hermenêutica da descoberta.
A estrutura da vida humana integralmente interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos
dois tipos de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.
É possível que você, como a maioria das pessoas, não tenha compreendido o que leu. Isso prova que
ler é diferente de compreender. Para ler, você aplica as regras do código alfabético e extrai o som das
palavras. Você pode até mesmo conhecer o sentido de muitas dessas palavras. Foi isso que a professora
muito maluquinha prometeu a seus alunos.
Mas para compreender é preciso muito mais: é preciso conhecer o conteúdo do que se lê. Podemos
ler sem compreender. Você acabou de provar isso para você mesmo. Outro exemplo é o da criança que
chega ao 1º ano do Ensino Fundamental. Ela compreende muita coisa, mas não sabe ler. É também o
caso do analfabeto adulto.
A compreensão não é uma competência genérica: compreendemos algumas coisas em determinadas
áreas, em outras não, pois não temos conhecimento suficiente. Você deve ser capaz de compreender
este parágrafo, mas possivelmente não é capaz de compreender um parágrafo sobre questões filosóficas
complexas ou física avançada. Algumas competências relacionadas à compreensão são gerais: identificar
um texto, suas características, sua estrutura formal ou mesmo o gênero ou tipo de texto. A capacidade
de inferir é uma habilidade geral, é uma característica do pensamento lógico. Mas somos capazes de
fazer inferências apenas sobre assuntos que conhecemos. Desenvolvemos a capacidade de compreensão
desde o nascimento e a aprimoramos até o momento da morte. Por isso a escola, mesmo durante o
processo de alfabetização, deve desenvolver competências de compreensão. Isso é muito mais amplo do
que alfabetizar, e deve ser feito de forma paralela ao processo de alfabetização.
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