Page 4 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO – PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO.indd
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S umário
Introdução: Visão geral do Programa Alfa e Beto de Alfabetização ............................................ 05
Parte I – Fundamentos ................................................................................................... 07
1. Quem é o aluno .......................................................................................................... 07
2. O que é alfabetizar ....................................................................................................... 08
3. O Programa de Ensino .................................................................................................. 10
4. A proposta pedagógica ................................................................................................. 16
5. Materiais para o trabalho do professor ......................................................................... 20
6. Processo e métodos de alfabetização ............................................................................ 21
7. Plano de curso: organização do ano letivo ................................................................... 32
Parte II – Como alfabetizar usando os materiais do Programa Alfa e Beto de Alfabetização ... 35
8. Plano de Aula: organização das rotinas ........................................................................ 35
9. Avaliação .................................................................................................................... 70
10. Recuperação ............................................................................................................... 71
11. Instrumentos de gestão: como usar a Agenda do Professor ........................................... 72
12. Instrumentos de apoio ................................................................................................ 73
Parte III – Outros componentes do Programa Alfa e Beto de Alfabetização.................... 75
13. O Programa de Matemática .......................................................................................... 75
14. O Programa de Ciências ............................................................................................... 78
Referências ........................................................................................................................ 81
Anexos ............................................................................................................................... 83
Anexo I – Movimentos e setas indicativas para o traçado das letras cursivas ........................ 83
Anexo II – Relação entre as lições do livro Aprender a Ler e os minilivros ............................ 86
Anexo III - TESTES DO IAB - Conteúdos avaliados por disciplina ........................................... 87