Page 8 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO – PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO.indd
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                     Fundamentos




                     1. QueM é O AlunO


                        A partir do ano letivo de 2010, mais de 85% das crianças brasileiras já terão frequentado, pelo
                     menos, um ano de Pré-Escola. Isso significa que a maioria delas terá adquirido diversas competências
                     relevantes para o processo de alfabetização. Algumas poderão ler algumas frases ou palavras, a maioria
                     já deverá conhecer as letras e conseguir identificar palavras. Elas já terão alguma familiaridade com

                     livros, textos, leituras. Saberão ouvir e seguir comandos. Estarão acostumadas a pegar no lápis, usar
                     o papel. Enfim, as classes de alfabetização contarão com um contingente de alunos que já possuem
                     habilidades muito mais desenvolvidas do que no passado, quando as crianças vinham à escola pela

                     primeira vez aos 7 anos de idade.

                        Nessa nova realidade, o professor terá seu trabalho um pouco mais facilitado. A diferença entre

                     o aluno que já lê alguma coisa e o aluno que mal conhece as letras é bastante pequena, e em poucos
                     meses de aula todos os alunos já poderão ter adquirido as competências básicas para se alfabetizar.
                     O professor não deve se deixar impressionar por essas diferenças e achar que se encontra diante de uma
                     turma extremamente heterogênea. É importante o professor identificar onde se encontra cada aluno

                     em relação ao domínio dessas competências, para poder ajudá-los a adquirir todas as competências da
                     alfabetização de maneira sistemática e ordenada. Não há nada que o professor não consiga superar em
                     poucas semanas de trabalho mesmo que a criança não tenha frequentado uma pré-escola.


                        Se a pré-escola foi bem-sucedida, os alunos já terão adquirido o princípio alfabético, ou seja, eles
                     devem saber:


                        •  distinguir letras de outros símbolos ou desenhos;

                        •  identificar as letras pelo seu nome e sua forma;


                        •  que as letras representam os fonemas, isto é, o som da fala;


                        •  que quando se muda uma letra, muda-se o som e o sentido da palavra.


                        O domínio dessas competências, aliado à vontade de aprender que é natural às crianças, é tudo que
                     elas precisam para se alfabetizar. Caso as crianças não possuam essas competências, o professor deverá,
                     nas semanas iniciais, dar atenção especial a esses alunos, a fim de que eles as adquiram, enquanto vão
                     dando seus primeiros passos no processo da alfabetização.


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