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Fundamentos
1. QueM é O AlunO
A partir do ano letivo de 2010, mais de 85% das crianças brasileiras já terão frequentado, pelo
menos, um ano de Pré-Escola. Isso significa que a maioria delas terá adquirido diversas competências
relevantes para o processo de alfabetização. Algumas poderão ler algumas frases ou palavras, a maioria
já deverá conhecer as letras e conseguir identificar palavras. Elas já terão alguma familiaridade com
livros, textos, leituras. Saberão ouvir e seguir comandos. Estarão acostumadas a pegar no lápis, usar
o papel. Enfim, as classes de alfabetização contarão com um contingente de alunos que já possuem
habilidades muito mais desenvolvidas do que no passado, quando as crianças vinham à escola pela
primeira vez aos 7 anos de idade.
Nessa nova realidade, o professor terá seu trabalho um pouco mais facilitado. A diferença entre
o aluno que já lê alguma coisa e o aluno que mal conhece as letras é bastante pequena, e em poucos
meses de aula todos os alunos já poderão ter adquirido as competências básicas para se alfabetizar.
O professor não deve se deixar impressionar por essas diferenças e achar que se encontra diante de uma
turma extremamente heterogênea. É importante o professor identificar onde se encontra cada aluno
em relação ao domínio dessas competências, para poder ajudá-los a adquirir todas as competências da
alfabetização de maneira sistemática e ordenada. Não há nada que o professor não consiga superar em
poucas semanas de trabalho mesmo que a criança não tenha frequentado uma pré-escola.
Se a pré-escola foi bem-sucedida, os alunos já terão adquirido o princípio alfabético, ou seja, eles
devem saber:
• distinguir letras de outros símbolos ou desenhos;
• identificar as letras pelo seu nome e sua forma;
• que as letras representam os fonemas, isto é, o som da fala;
• que quando se muda uma letra, muda-se o som e o sentido da palavra.
O domínio dessas competências, aliado à vontade de aprender que é natural às crianças, é tudo que
elas precisam para se alfabetizar. Caso as crianças não possuam essas competências, o professor deverá,
nas semanas iniciais, dar atenção especial a esses alunos, a fim de que eles as adquiram, enquanto vão
dando seus primeiros passos no processo da alfabetização.
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