Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME II).indd
P. 9

SEMANA 21    O SÍTIO DO SEU LOBATO                                9 COMO CHEGAR AO SÍTIO DO SEU LOBATO?







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:

                                                                                                                                             Preparação: Identi  que um trajeto que
                                                                                                                                             você possa fazer com as crianças, para
                                                                                                                                             observar diferentes placas e sinais (rua,
                                                                                                                                             trânsito), etc. Se não for possível, leve
                                                                                                                                             um livro ou folha com os sinais mais co-
                                                                                                                                             muns (cruzamento de trem, semáforo,
                                                                                                                                             placa com indicação de rua).

                                                                                                                                             Para começar: 1. Pergunte: Como faze-
                                                                                                                                             mos para chegar aos lugares onde quere-
                                                                                                                                             mos ir? Dê pistas: sinais, placas, mapas. 2.
                                                                                                                                             Pergunte: Que placas vocês conhecem?
                                                                                                                                             Como vocês sabem se podem atravessar
                                                                                                                                             a rua numa cidade? 3. Faça o trajeto, ou
                                                                                                                                             mostre a   gura, e peça para as crianças
                                                                                                                                             identi  carem o sinal e explicarem como
                                                                                                                                             sabem o que ele diz. 4. Converse sobre
                                                                                                                                             a diferença de sinais de que precisamos
                                                                                                                                             numa cidade, numa estrada ou na zona
                                                                                                                                             rural – de acordo com a situação da sua
                                                                                                                                             turma.

                                                                                                                                             Palavras-chave: cidade, rua, mapa,
                                                                                                                                             estrada, zona rural, zona urbana, placa,
                                                                                                                                             sinal, semáforo, mapa, cruzamento, seta,
                                                                                                                                             direção, direita, esquerda, norte, sul,
                                                                                                                                             para cima, para baixo, virar, voltar, subir,
                                                                                                                                             descer.




                                                                                                                                              Para ajudar: Para reforçar os coman-
                                                                                                                                              dos, brinque de O macaco falou ou o
                                                                                                                                              Senhor guarda mandou, usando os
                                                                                                                                              principais comandos de direção.

                                                                                                                                              Indo além: Descreva a cidade onde
                                                                                                                                              mora, a igreja, a sua casa, a escola, a
                                                                                                                                              padaria, o comércio, a casa da avó e
                                                                                                                                              do avô. Mostre um mapa. Desenhe um
                                                                                                                                              mapa com o percurso da casa até o lo-
                                                                                                                                              cal aonde mais gosta de ir.
          ALFA ESTÁ PERDIDO. AJUDE O A CHEGAR ATÉ O SÍTIO DO SEU LOBATO.

                 ÁREAS/OBJETIVOS: LIN 1.1, 1.2, 1.5, 1.6, 1.7, 3.1; CIEN 1.3, 6.5; SOC 2.1, 2.12, 2.13, 4.4; MOT 2.1, 2.4.                                                      249
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14