Page 5 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME II).indd
P. 5

5
         SEMANA 21    O SÍTIO DO SEU LOBATO                                         O PIÃO ENTROU  NA RODA







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:


                                                                                                                                          Preparação: Prepare-se para fazer piões
                                                                                                                                          com as crianças. Dê a elas as tarefas de re-
                                                                                                                                          cortar o círculo que você fez e enfeitar a
                                                                                                                                          cartolina. Como fazer: trace um círculo num
                                                                                                                                          pedaço de cartolina; marque bem o centro;
                                                                                                                                          pinte o círculo com lápis ou tintas coloridas.
                                                                                                                                          En  e um lápis ou outro objeto com ponta
                                                                                                                                          no centro do desenho. Escreva as instruções
                                                                                                                                          e teste antes para ver se funciona. Além dis-
                                                                                                                                          so, leve uma música sobre pião. Sugestão: O
                                                                                                                                          pião entrou na roda, ouça em http://www.
                                                                                                                                          youtube.com/watch?v=ysZbFN_j3Ps.

                                                                                                                                          Para  começar: 1.  Volte à cantiga O sítio
                                                                                                                                          do seu Lobato. 2. Fale sobre brinquedos e
                                                                                                                                          brincadeiras que podem nos divertir em um
                                                                                                                                          sítio. 3. Pergunte: Quem já fez algum brin-
                                                                                                                                          quedo? Que brinquedo era? Como foi feito
                                                                                                                                          (peça  que  narrem  em  detalhes  como  fa-
                                                                                                                                          zer). 4. Pergunte: Quem já brincou com um
                                                                                                                                          pião? Como é? Como brincar? 5. Convide as
                                                                                                                                          crianças para, com você, fazerem um pião.
                                                                                                                                          Mostre as instruções e para que servem as
                                                                                                                                          instruções.

                                                                                                                                          Palavras-chave: brincar, fazer, construir,
             5      2      9      7      3      1      8      10      6     4                                                             en  ar, circular, colocar, rodar, rodopiar, bri-
                                                                                                                                          lhar, primeiro, segundo, em seguida, agora,
                                                                                                                                          depois.




                                                                                                                                         Indo além: Proponha uma dança com a can-
                                                                                                                                         tiga O pião entrou na roda. Faça um círculo
                                                                                                                                         e deixe uma criança de fora para ser “o pião”.
                                                                                                                                         Ao iniciar, a criança entra e o grupo gira ao
                                                                                                                                         seu redor para os dois lados, se aproxima e
                                                                                                                                         se afasta e a criança que faz o papel de “pião”
                                                                                                                                         deve criar uma coreogra  a a partir do que a
          1.  O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO! E OLHE QUANTAS VOLTAS ELE DEU! REFAÇA O CAMINHO COM SUA COR PREDILETA.
          2.  AO RODAR E BAMBEAR ELE EMBARALHOU OS NÚMEROS DE 1 A 10 E SUMIU COM OUTROS. COLOQUE OS NÚMEROS DE 1 A 10 EM ORDEM!          cantiga diz (roda, sapateia, bambeia).
          3.  AGORA, ESCREVA OS NÚMEROS QUE VEM DEPOIS DO 10 ATÉ ONDE VOCÊ CONSEGUIR.

                    ÁREAS/OBJETIVOS: MAT 1.3, 6.3, 6.6, 6.7, 7.2, 7.3, 7.4, 7.8, 7.12; CIEN 5.3, 6.5; MOT 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 4.1, 4.2; ART 1.1, 1.3, 2.3, 2.7, 2.9, 2.12, 4.1, 4.3, 4.4.  245
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10