Page 11 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME II).indd
P. 11
SEMANA 21 O SÍTIO DO SEU LOBATO 11 ESSE SEU LOBATO TEM CADA UMA!
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Leve um livro com fotos de
animais bem diferentes, como um cava-
lo, um tucano ou papagaio, uma girafa.
Para começar: 1. Sem mostrar os fanto-
ches, peça para as crianças se lembrarem
de como é o Alfa e o Beto e descreverem
cada um deles. 1. Pergunte: Como a gen-
te identi ca um coelho? E um cachorro?
3. Proponha uma brincadeira de adivi-
nhação: Eu tenho a foto de um bicho.
Vocês vão perguntar se ele tem isso ou
aquilo. Beto só pode responder sim ou
não. Perguntem o que quiserem. Quem
adivinhar primeiro o bicho pode fazer
as perguntas junto com o Beto. 4. Faça
a mesma brincadeira com 3, 4 animais.
Estimule as crianças a perguntarem pe-
los detalhes relevantes e dê dicas se eles
não souberem perguntar.
Palavras-chave: olho, nariz, boca, ore-
lha, garra, focinho, pescoço, rabo, pelo,
pinta, cor, cheiro, comprido, curto, peludo,
fofo, áspero, saltar, rastejar, pular, voar.
Para ajudar: Leve para a sala de aula um
bicho de pelúcia e identi que as partes
do corpo do bicho, para que servem e
converse sobre onde aquele bicho vive.
Indo além: O habitat natural dos ani-
mais está em perigo! A falta de cuidados
com as orestas, os bosques, as matas e
os rios está destruindo a casa dos animais.
Sem casa, os animais fogem, se perdem
de seus pais e acabam morrendo. Como
1. O SEU LOBATO GOSTA TANTO DE SEUS ANIMAIS QUE QUER COLOCÁ LOS EM UM PORTA RETRATO EM SEU SÍTIO! O PROBLEMA É QUE ELE podemos ajudar para que isso não ocorra?
NÃO TEM MÁQUINA FOTOGRÁFICA... VOCÊ PODE AJUDÁ LO? Converse com as crianças.
2. PINTE TUDO COM MUITO CAPRICHO!
ÁREAS/OBJETIVOS: LIN 1.1, 1.2, 1.7, 1.11, 1.12, 3.1, 3.2; MAT 7.1, 7.3, 7.4; CIEN 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 2.5, 6.5, 7.2, 7.6; SOC 4.5, 4.9; MOT 1.1, 4.1. 251