Page 11 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME II).indd
P. 11

SEMANA 21    O SÍTIO DO SEU LOBATO                               11 ESSE SEU LOBATO TEM CADA UMA!






                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:


                                                                                                                                             Preparação: Leve um livro com fotos de
                                                                                                                                             animais bem diferentes, como um cava-
                                                                                                                                             lo, um tucano ou papagaio, uma girafa.

                                                                                                                                             Para começar: 1. Sem mostrar os fanto-
                                                                                                                                             ches, peça para as crianças se lembrarem
                                                                                                                                             de como é o Alfa e o Beto e descreverem
                                                                                                                                             cada um deles. 1. Pergunte: Como a gen-
                                                                                                                                             te identi  ca um coelho? E um cachorro?
                                                                                                                                             3. Proponha uma brincadeira de adivi-
                                                                                                                                             nhação: Eu tenho a foto de um bicho.
                                                                                                                                             Vocês vão perguntar se ele tem isso ou
                                                                                                                                             aquilo. Beto só pode responder sim ou
                                                                                                                                             não. Perguntem o que quiserem. Quem
                                                                                                                                             adivinhar primeiro o bicho pode fazer
                                                                                                                                             as perguntas junto com o Beto. 4. Faça
                                                                                                                                             a mesma brincadeira com 3, 4 animais.
                                                                                                                                             Estimule as crianças a perguntarem pe-
                                                                                                                                             los detalhes relevantes e dê dicas se eles
                                                                                                                                             não souberem perguntar.

                                                                                                                                             Palavras-chave: olho, nariz, boca, ore-
                                                                                                                                             lha, garra, focinho, pescoço, rabo, pelo,
                                                                                                                                             pinta, cor, cheiro, comprido, curto, peludo,
                                                                                                                                             fofo, áspero, saltar, rastejar, pular, voar.




                                                                                                                                              Para ajudar: Leve para a sala de aula um
                                                                                                                                              bicho de pelúcia e identi  que as partes
                                                                                                                                              do corpo do bicho, para que servem e
                                                                                                                                              converse sobre onde aquele bicho vive.


                                                                                                                                              Indo além: O  habitat  natural dos  ani-
                                                                                                                                              mais está em perigo! A falta de cuidados
                                                                                                                                              com as   orestas, os bosques, as matas e
                                                                                                                                              os rios está destruindo a casa dos animais.
                                                                                                                                              Sem casa, os animais fogem, se perdem
                                                                                                                                              de seus pais e acabam morrendo. Como
             1. O SEU LOBATO GOSTA TANTO DE SEUS ANIMAIS QUE QUER COLOCÁ LOS EM UM PORTA RETRATO EM SEU SÍTIO! O PROBLEMA É QUE ELE           podemos ajudar para que isso não ocorra?
               NÃO TEM MÁQUINA FOTOGRÁFICA... VOCÊ PODE AJUDÁ LO?                                                                             Converse com as crianças.
             2.  PINTE TUDO COM MUITO CAPRICHO!

                  ÁREAS/OBJETIVOS: LIN 1.1, 1.2, 1.7, 1.11, 1.12, 3.1, 3.2; MAT 7.1, 7.3, 7.4; CIEN 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 2.5, 6.5, 7.2, 7.6; SOC 4.5, 4.9; MOT 1.1, 4.1.    251
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16