Page 12 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME II).indd
P. 12
12
SEMANA 21 O SÍTIO DO SEU LOBATO COMO É O BEBÊ SAPO?
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Prepare-se para explicar o con-
ceito de “metamorfose” – borboletas, sapos,
etc. Identi que ou prepare um cartaz para
ilustrar as fases da vida da borboleta. Leve
para a sala de aula fotos de bebê, criança,
adolescente, adulto, velho.
Para começar: 1. Pergunte: Será que o
Seu Lobato foi sempre um velhinho? Es-
timule as crianças a identi car as fases
da vida das pessoas. Pergunte: Como é a
infância? O que se faz na infância? 2. Con-
verse sobre animais: Como o coelho nas-
ce: é do ovo de páscoa ou é da barriga da
mãe? E o cachorro? Cachorro tem infân-
cia? Fica velho? Como você sabe? Quem
conhece algum bicho que era diferente
quando nasceu? Dê dicas para as crianças
falarem de borboletas.
Palavras-chave: nascimento, criança,
jovem, adulto, ovo, barriga da mãe, trans-
formação (metamorfose), bebê, criança,
adolescente, adulto, velho.
Para ajudar: Prepare um teatro que re-
presente as três fases da vida humana ou
então da vida animal.
Indo além: Explique a importância dos
pais/família no desenvolvimento das
crianças. Converse sobre as necessidades
humanas (higiene, saúde, moradia, aten-
ção, carinho, estudos, trabalho, religião)
em todas as fases da vida.
1. O CICLO DE VIDA DO SAPO É DIFERENTE DO NOSSO. VAMOS CONHECÊ LO?
2. OBSERVE AS IMAGENS E ENTENDA COMO É.
3. NESTE CICLO, DEPOIS DO GIRINO VEM O SAPO, COMO O CONHECEMOS. VAMOS DESENHÁ LO?!
252 ÁREAS/OBJETIVOS: PES 1.1, 1.6, 4.1, 4.2, 4.5, 4.6; LIN 1.1, 1.2, 1.6, 1.7, 1.11, 3.1; CIEN 1.3, 1.4, 1.6, 2.5, 3.3, 4.7, 6.5, 7.2, 7.3; SOC 1.1.