Page 8 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL O QUE DESENVOLVE.indd
P. 8
AGRADECIMENTOS
Este livro é fruto de uma vida dedicada a entender diversos aspectos do desenvolvi-
mento humano e promover melhores condições para o mesmo, por meio de políticas,
intervenções e práticas fundamentadas nas evidências científicas. Mais diretamente, o
livro reflete o que aprendi a partir de estudos, pesquisas e iniciativas de que participei
ou liderei nos últimos vinte anos e que me recolocaram em contato não apenas com as
versões mais atualizadas da psicologia do desenvolvimento mas com um novo e amplo
conceito de ciência cognitiva aplicada ao entendimento do desenvolvimento humano,
em geral, e do desenvolvimento infantil, em particular. Tive oportunidade de conviver e
aprender com grandes pesquisadores de diversos países – alguns envolvidos em aspectos
mais macros e análises que levam à formulação de políticas, outros focados em aspectos
teóricos, outros em aspectos ultra-especializados como a dislexia ou aspectos psicofísicos
da visão que afetam a alfabetização.
Esse processo de aprendizagem foi acompanhado da replicação, aplicação ou adapta-
ção de diversos instrumentos de intervenção - vários deles junto a comunidades caren-
tes e crianças que frequentam instituições públicas de educação infantil - que incluem
programas de preparação psicológica de grávidas para melhor receber os seus filhos e
melhor promover o seu desenvolvimento, programas de incentivo à leitura desde o berço,
currículos, programas e materiais para instituições de educação infantil, programas de
formação de habilidades de interação em cuidadores – e programas de alfabetização. De
modo particular e com maior intensidade, o Instituto Alfa e Beto, estabeleceu parcerias
nos municípios de Boa Vista (RR) e Petrolina (PE), em instituições como o CREI (RJ),
no treinamento de multiplicadores do Programa Criança Feliz, colaboramos no Radar
da Primeira Infância (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal). Também, sempre com base
em evidências e análise das melhores práticas, tive oportunidade de participar e contri-
buir para o debate nacional sobre políticas da Primeira Infância, pela imprensa, junto à
Câmara dos Deputados e na Academia Brasileira de Ciências. E também participei, com
minha equipe, de programas de pesquisa com colegas de universidades brasileiras e es-
trangeiras, notadamente a Escola de Medicina da New York University.
Muitos desses estudiosos estão citados neste livro e muitos deles me ajudaram a re-
ver, atualizar e integrar meus conhecimentos e experiências que ora apresento de forma
mais organizada no presente volume. Tive o privilégio de aprender muito em conversas
com Urie Bronfenbrenner, James Garbanino, David Dickinson e Daniel Willingham. Sou
particularmente grato aos pesquisadores José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas,
Stanilas Dehaene, do Collège de France e Marilyn Adams, que me introduziram à Ciência
Cognitiva da Leitura. Também aprendi muito sobre funções executivas com Adele Dia-
mond, da Universidade de Vancouver, e com Vitor Haase, sobre discalculia.
Registro a importância que representou meu convívio com um grupo de jovens psicó-
logos com os quais trabalhamos na implementação do sistema CLASS, desenvolvido por
Robert Pianta da Universidade de Virginia, do método CDC – Care for Child Develop-
ment – desenvolvido pela Dra. Jane Lucas para UNICEF/OMS e de programas de leitura
para crianças e seus cuidadores, desenvolvidos pelo Reach Out and Read e especialmente
o trabalho de Perri Klass, Alan Mendelsohn e Adriana Weisleder, da Escola de Medicina
da Universidade de Nova Yorque.
De modo particular contribuiram para a elaboração e revisão de vários capitulos des-
ta obra Aline Sá e Denise Rocha Mazzuchelli, às quais registro especial agradecimento.
Leoberto Balbino e Cleise Magalhães Gomes muito ajudaram na revisão editorial e na
preparação dos originais. Especial agradecimento fica registrado para o minucioso tra-
balho de revisão crítica dos originais feita pelo professor Ricardo Moura, da Universidade
de Brasília. Apesar de tanta ajuda, erros e impropriedades ficam por minha conta.

