Page 8 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL O QUE DESENVOLVE.indd
P. 8

AGRADECIMENTOS




                          Este livro é fruto de uma vida dedicada a entender diversos aspectos do desenvolvi-
                       mento humano e promover melhores condições para o mesmo, por meio de políticas,
                       intervenções e práticas fundamentadas nas evidências científicas.  Mais diretamente, o
                       livro reflete o que aprendi a partir de estudos, pesquisas e iniciativas de que participei
                       ou liderei nos últimos vinte anos e que me recolocaram em contato não apenas com as
                       versões mais atualizadas da psicologia do desenvolvimento mas com um novo e amplo
                       conceito de ciência cognitiva aplicada ao entendimento do desenvolvimento humano,
                       em geral, e do desenvolvimento infantil, em particular.  Tive oportunidade de conviver e
                       aprender com grandes pesquisadores de diversos países – alguns envolvidos em aspectos
                       mais macros e análises que levam à formulação de políticas, outros focados em aspectos
                       teóricos, outros em aspectos ultra-especializados como a dislexia ou aspectos psicofísicos
                       da visão que afetam a alfabetização.
                           Esse processo de aprendizagem foi acompanhado da replicação, aplicação ou adapta-
                       ção de diversos instrumentos de intervenção  - vários deles junto a comunidades caren-
                       tes e crianças que frequentam instituições públicas de educação infantil -  que incluem
                       programas de preparação psicológica de grávidas para melhor receber os seus filhos e
                       melhor promover o seu desenvolvimento, programas de incentivo à leitura desde o berço,
                       currículos, programas e materiais para instituições de educação infantil, programas de
                       formação de habilidades de interação em cuidadores – e programas de alfabetização.  De
                       modo particular e com maior intensidade, o Instituto Alfa e Beto, estabeleceu parcerias
                       nos municípios de Boa Vista (RR) e Petrolina (PE), em instituições como o CREI (RJ),
                       no treinamento de multiplicadores do Programa Criança Feliz, colaboramos no  Radar
                       da Primeira Infância (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal). Também, sempre com base
                       em evidências e análise das melhores práticas, tive oportunidade de participar e contri-
                       buir para o debate nacional sobre políticas da Primeira Infância, pela imprensa, junto à
                       Câmara dos Deputados e na Academia Brasileira de Ciências.  E também participei, com
                       minha equipe, de programas de pesquisa com colegas de universidades brasileiras e es-
                       trangeiras, notadamente a Escola de Medicina da New York University.
                          Muitos desses estudiosos estão citados neste livro e muitos deles me ajudaram a re-
                       ver, atualizar e integrar meus conhecimentos e experiências que ora apresento de forma
                       mais organizada no presente volume. Tive o privilégio de aprender muito em conversas
                       com Urie Bronfenbrenner, James Garbanino, David Dickinson e Daniel Willingham. Sou
                       particularmente grato aos pesquisadores José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas,
                       Stanilas Dehaene, do Collège de France e Marilyn Adams, que me introduziram à Ciência
                       Cognitiva da Leitura. Também aprendi muito sobre funções executivas com Adele Dia-
                       mond, da Universidade de Vancouver, e com Vitor Haase, sobre discalculia.
                          Registro a importância que representou  meu convívio com um grupo de jovens psicó-
                       logos com os quais trabalhamos na implementação do sistema CLASS, desenvolvido por
                       Robert Pianta da Universidade de Virginia, do método CDC – Care for Child Develop-
                       ment – desenvolvido pela Dra.  Jane Lucas para  UNICEF/OMS  e de programas de leitura
                       para crianças  e seus cuidadores, desenvolvidos pelo Reach Out and Read e especialmente
                       o trabalho de Perri Klass, Alan Mendelsohn e Adriana Weisleder, da Escola de Medicina
                       da Universidade de Nova Yorque.
                          De modo particular contribuiram para a elaboração e revisão de vários capitulos des-
                       ta obra Aline Sá e Denise Rocha Mazzuchelli, às quais registro especial agradecimento.
                       Leoberto Balbino e Cleise Magalhães Gomes muito ajudaram na revisão editorial e na
                       preparação dos originais.  Especial agradecimento fica registrado para o minucioso tra-
                       balho de revisão crítica dos originais feita pelo professor Ricardo Moura, da Universidade
                       de Brasília.  Apesar de tanta ajuda, erros e impropriedades ficam por minha conta.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13