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APRESENTAÇÕES
Na obra Desenvolvimento infantil: o que desenvolve?, João Batista Oliveira apresenta os
principais alicerces para a compreensão do desenvolvimento infantil. Subsidiado em
literatura científica recente, o autor apresenta conceitos do universo científico de forma
clara e didática. Tratar de um tema tão complexo e ao mesmo tempo tão fascinante e
relevante quanto o desenvolvimento infantil é tarefa difícil, o que é feito com maestria
nessa obra. Uma análise geral da obra reflete a complexidade do desenvolvimento hu-
mano, a diversidade de disciplinas e conceitos que precisam ser compreendidos por
quem lida com crianças, mas, simultaneamente, lança esperança com diretrizes práticas
para avaliação e, especialmente, promoção do desenvolvimento infantil. Educadores e
demais profissionais, bem como familiares e gestores poderão se beneficiar dos temas
aqui apresentados, ampliando as possibilidades de intervenções efetivas e eficazes vol-
tadas à criança brasileira.
Alessandra Gotuzo Seabra
Doutora em Psicologia (USP),
Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
O livro Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve? oferece uma excelente discussão
sobre o conhecimento científico a respeito das transformações que ocorrem na criança
a partir do seu nascimento até os seus primeiros anos de vida, assim como reflete sobre
de que maneira esse conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos familiares
e sociais. O Professor João Batista Oliveira integra grupos de pesquisa de universidades
de grande prestígio internacional, além de desenvolver programas educacionais infan-
tis, aplicando-os às regiões de extrema pobreza no Brasil. São experiências adquiridas
em mundos completamente distintos e que dão o tom à presente obra. Cada capítulo
busca responder, de maneira objetiva, o que se desenvolve nos diferentes componentes
físicos e mentais da criança, estabelecendo, de modo engenhoso e criativo, relações
entre a teoria e a prática. O último capítulo atinge o ápice no que se refere ao aspecto
translacional do livro: apresenta estratégias para promover o desenvolvimento infantil.
De fato, programas sociais que atendam crianças no início do seu desenvolvimento e
que se encontrem em situação de risco e pobreza extrema representam as melhores es-
tratégias para reduzir as desigualdades em uma determinada região. No aspecto geral,
a leitura é dinâmica, uma vez que o autor nos convida, a todo momento, a refletir sobre
os diversos temas abordados em cada um dos capítulos. As ilustrações são excelentes,
tornando a leitura ainda mais agradável. Em síntese, a obra representa uma contribui-
ção importante para as ciências humanas e sociais, tendo como pano de fundo o rigor
metodológico da ciência e os benefícios que esse conhecimento pode produzir para o
indivíduo e para a comunidade como um todo.
J. Landeira-Fernandez
Ph.D. em Neurociência Comportamental (UCLA);
professor e diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica
e Experimental (NNCE) da PUC-Rio