Page 4 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL O QUE DESENVOLVE.indd
P. 4

APRESENTAÇÕES




                       Na obra Desenvolvimento infantil: o que desenvolve?, João Batista Oliveira apresenta os
                       principais alicerces para a compreensão do desenvolvimento infantil. Subsidiado em
                       literatura científica recente, o autor apresenta conceitos do universo científico de forma
                       clara e didática. Tratar de um tema tão complexo e ao mesmo tempo tão fascinante e
                       relevante quanto o desenvolvimento infantil é tarefa difícil, o que é feito com maestria
                       nessa obra. Uma análise geral da obra reflete a complexidade do desenvolvimento hu-
                       mano, a diversidade de disciplinas e conceitos que precisam ser compreendidos por
                       quem lida com crianças, mas, simultaneamente, lança esperança com diretrizes práticas
                       para avaliação e, especialmente, promoção do desenvolvimento infantil. Educadores e
                       demais profissionais, bem como familiares e gestores poderão se beneficiar dos temas
                       aqui apresentados, ampliando as possibilidades de intervenções efetivas e eficazes vol-
                       tadas à criança brasileira.

                       Alessandra Gotuzo Seabra
                       Doutora em Psicologia (USP),
                       Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
                       da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo



                       O livro  Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve? oferece uma excelente discussão
                       sobre o conhecimento científico a respeito das transformações que ocorrem na criança
                       a partir do seu nascimento até os seus primeiros anos de vida, assim como reflete sobre
                       de que maneira esse conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos familiares
                       e sociais. O Professor João Batista Oliveira integra grupos de pesquisa de universidades
                       de grande prestígio internacional, além de desenvolver programas educacionais infan-
                       tis, aplicando-os às regiões de extrema pobreza no Brasil. São experiências adquiridas
                       em mundos completamente distintos e que dão o tom à presente obra. Cada capítulo
                       busca responder, de maneira objetiva, o que se desenvolve nos diferentes componentes
                       físicos e mentais da criança, estabelecendo, de modo engenhoso e criativo, relações
                       entre a teoria e a prática. O último capítulo atinge o ápice no que se refere ao aspecto
                       translacional do livro: apresenta estratégias para promover o desenvolvimento infantil.
                       De fato, programas sociais que atendam crianças no início do seu desenvolvimento e
                       que se encontrem em situação de risco e pobreza extrema representam as melhores es-
                       tratégias para reduzir as desigualdades em uma determinada região. No aspecto geral,
                       a leitura é dinâmica, uma vez que o autor nos convida, a todo momento, a refletir sobre
                       os diversos temas abordados em cada um dos capítulos. As ilustrações são excelentes,
                       tornando a leitura ainda mais agradável. Em síntese, a obra representa uma contribui-
                       ção importante para as ciências humanas e sociais, tendo como pano de fundo o rigor
                       metodológico da ciência e os benefícios que esse conhecimento pode produzir para o
                       indivíduo e para a comunidade como um todo.

                       J. Landeira-Fernandez
                       Ph.D. em Neurociência Comportamental (UCLA);
                       professor e diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica
                       e Experimental (NNCE) da PUC-Rio
   1   2   3   4   5   6   7   8   9