Page 6 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL O QUE DESENVOLVE.indd
P. 6
APRESENTAÇÕES
Não mais resta dúvida de que, ao lado das políticas públicas desenhadas para agregar
valor à Educação, é preciso inovar nos métodos e processos de ensino em todos os
níveis. E para inovar no ensino é preciso compreender a aprendizagem. Ocorre que a
compreensão dos fenômenos que permitem que uma criança absorva do meio ambiente
tão gigantesco volume de informações, valores, comportamentos e estratégias de pensa-
mento depende da Ciência. Já se sabe hoje que a intuição dos educadores, a experiência
vivida, e as ideias dos teóricos não são elementos suficientes para garantir o sucesso das
políticas educacionais. É preciso investir na Ciência em todas as áreas, entre as quais
aquelas que decifram os mecanismos e processos do desenvolvimento neurocognitivo.
Daí porque é importante contar com livros como Desenvolvimento Infantil: O Que De-
senvolve?, de João Batista Araujo e Oliveira. O propósito – plenamente alcançado – é
traduzir em linguagem acessível as evidências científicas que desvelam o desenvolvi-
mento das crianças desde que emergem da tranquilidade oceânica do útero materno
para inserir-se em um mundo de complexidade tão extensa e dinâmica como é o nosso.
João Batista Araujo e Oliveira é didático e preciso, e a leitura flui naturalmente. Trata-se
de um livro de grande interesse e utilidade para todos os que desejam conhecer as bases
científicas do desenvolvimento humano. É só começar e não se consegue parar mais.
Roberto Lent
Professor de Neurociência do
Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ