Page 9 - Ciencias - 4º Ano - Manual.indd
P. 9
“A evidência da superioridade da instrução guiada se explica no contexto de nossos
conhecimentos sobre a arquitetura cognitiva humana, das diferenças entre aprendi-
zes e especialistas e da sobrecarga cognitiva. Ainda que as abordagens educativas
centradas no aluno ou com pouca orientação sejam muito populares e intuitiva-
mente atraentes, elas ignoram tanto as estruturas que formam a estrutura cogniti-
va humana quanto a evidência de estudos empíricos acumulados no último meio
século...”.
As evidências sobre o que funciona no ensino de Ciências, em particular, coincidem com o que
funciona sobre o ensino em geral e reforçam a importância do ensino organizado e estruturado,
próprio do ensino eficaz e das escolas eficazes. Isso não significa que projetos ou laboratórios
não sejam úteis ou mesmo necessários, em séries mais avançadas: significa apenas que eles só
apresentam contribuições adicionais se o ensino for bem organizado e estruturado. Métodos e
instrumentos, em si e independentemente de um bom ensino, não produzem bons resultados.
Os princípios do que seja o bom ensino serão apresentados na seção sobre a Proposta Pedagó-
gica da Coleção IAB de Ciências.
Manual do Professor • Livro de Ciências • 4º Ano 9