Page 9 - Ciencias - 4º Ano - Manual.indd
P. 9

“A evidência da superioridade da instrução guiada se explica no contexto de nossos
                           conhecimentos sobre a arquitetura cognitiva humana, das diferenças entre aprendi-
                           zes e especialistas e da sobrecarga cognitiva. Ainda que as abordagens educativas

                           centradas no aluno ou com pouca orientação sejam muito populares e intuitiva-
                           mente atraentes, elas ignoram tanto as estruturas que formam a estrutura cogniti-

                           va humana quanto a evidência de estudos empíricos acumulados no último meio
                           século...”.



               As evidências sobre o que funciona no ensino de Ciências, em particular, coincidem com o que
               funciona sobre o ensino em geral e reforçam a importância do ensino organizado e estruturado,
               próprio do ensino eficaz e das escolas eficazes. Isso não significa que projetos ou laboratórios

               não sejam úteis ou mesmo necessários, em séries mais avançadas: significa apenas que eles só
               apresentam contribuições adicionais se o ensino for bem organizado e estruturado.  Métodos e
               instrumentos, em si e independentemente de um bom ensino, não produzem bons resultados.

               Os princípios do que seja o bom ensino serão apresentados na seção sobre a Proposta Pedagó-
               gica da Coleção IAB de Ciências.










































                Manual do Professor   •   Livro de Ciências   •   4º Ano                                     9
   4   5   6   7   8   9   10