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PARTE I – Orientações Gerais






            PROGRAMA DE ENSINO



            O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das reco-

            mendações oficiais (PNC), dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários pa-
            íses desenvolvidos e, especialmente, com base na revisão da literatura científica mais atualizada

            sobre ensino de Ciências. De modo particular, apoia-se nos relatórios da Academia Brasileira
            de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no relatório do Comitê sobre Aprendizagem de

            Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl, Schweingruber & Shouse,
            2007) e em diversos estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma, o progra-

            ma de ensino se apoia na ideia central de que o ensino de Ciências deve associar o ensino de
            alguns princípios científicos básicos com o ensino de conteúdos específicos.




            Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos
            centrais que reaparecem em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a rela-

            ção entre os conceitos científicos: a ideia de evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito
            de que os seres se organizam em sistemas.  Esses conceitos são explicados a seguir.



            A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção

            natural e permite integrar uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evo-
            lução e o funcionamento do Universo e dos seres. Entre esses conceitos salientamos, ao longo

            dos livros da Coleção:

            ►  Biodiversidade: existem diferentes tipos de seres e espécies.

            ►  Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas que servem a funções
                biológicas importantes e que viabilizam a adaptação.

            ►  Ecologia: os seres vivos vivem em um hábitat e interagem com outros seres de diferentes
                formas (cooperação, competição, predação etc.).

            ►  Variação: os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características e propriedades

                diferenciadas.

            ►  Mudança: os seres vivos estão sujeitos a mudanças que podem ocorrer durante a vida (ciclo
                de vida) ou ao longo de gerações.

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