Page 10 - Ciencias - 4º Ano - Manual.indd
P. 10
PARTE I – Orientações Gerais
PROGRAMA DE ENSINO
O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das reco-
mendações oficiais (PNC), dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários pa-
íses desenvolvidos e, especialmente, com base na revisão da literatura científica mais atualizada
sobre ensino de Ciências. De modo particular, apoia-se nos relatórios da Academia Brasileira
de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no relatório do Comitê sobre Aprendizagem de
Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl, Schweingruber & Shouse,
2007) e em diversos estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma, o progra-
ma de ensino se apoia na ideia central de que o ensino de Ciências deve associar o ensino de
alguns princípios científicos básicos com o ensino de conteúdos específicos.
Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos
centrais que reaparecem em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a rela-
ção entre os conceitos científicos: a ideia de evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito
de que os seres se organizam em sistemas. Esses conceitos são explicados a seguir.
A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção
natural e permite integrar uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evo-
lução e o funcionamento do Universo e dos seres. Entre esses conceitos salientamos, ao longo
dos livros da Coleção:
► Biodiversidade: existem diferentes tipos de seres e espécies.
► Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas que servem a funções
biológicas importantes e que viabilizam a adaptação.
► Ecologia: os seres vivos vivem em um hábitat e interagem com outros seres de diferentes
formas (cooperação, competição, predação etc.).
► Variação: os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características e propriedades
diferenciadas.
► Mudança: os seres vivos estão sujeitos a mudanças que podem ocorrer durante a vida (ciclo
de vida) ou ao longo de gerações.
10 Coleção IAB de Ciências