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“A evidência da superioridade da instrução guiada se explica no contexto de nossos conhecimentos
sobre a arquitetura cognitiva humana, das diferenças entre aprendizes e especialistas e da sobrecar-
ga cognitiva. Ainda que as abordagens educativas centradas no aluno ou com pouca orientação
sejam muito populares e intuitivamente atraentes, elas ignoram tanto as estruturas que formam a
estrutura cognitiva humana quanto a evidência de estudos empíricos acumulados no último meio
século...”.
As evidências sobre o que funciona no ensino de Ciências, em particular, coincidem com o que funciona sobre
o ensino em geral e reforçam a importância do ensino organizado e estruturado, próprio do ensino eficaz e
das escolas eficazes. Isso não significa que projetos ou laboratórios não sejam úteis ou mesmo necessários, em
séries mais avançadas: significa apenas que eles só apresentam contribuições adicionais se o ensino for bem
organizado e estruturado. Métodos e instrumentos, em si e independentemente de um bom ensino, não pro-
duzem bons resultados. Os princípios do que seja o ensino de qualidade serão apresentados na seção sobre a
Proposta Pedagógica.
PROGRAMA DE ENSINO
O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das recomendações
oficiais (PNC), dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários países desenvolvidos e, es-
pecialmente, com base na revisão da literatura científica mais atualizada sobre ensino de Ciências. De modo
particular, apoia-se nos relatórios da Academia Brasileira de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no
relatório do Comitê sobre Aprendizagem de Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl,
Schweingruber & Shouse, 2007) e em diversos estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma,
o programa de ensino se apoia na ideia central de que o ensino de Ciências deve associar o ensino de alguns
princípios científicos básicos com o ensino de conteúdos específicos.
Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos centrais que
reaparecem em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a relação entre os conceitos cien-
tíficos: a ideia de evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito de que os seres se organizam em sistemas.
Esses conceitos são explicados a seguir.
A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção natural e permite
integrar uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evolução e o funcionamento do Uni-
verso e dos seres. Entre esses conceitos salientamos, ao longo dos livros da Coleção:
► Biodiversidade: existem diferentes tipos de, seres vivos contabilizados e reconhecidos em diferentes espé-
cies.
► Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas adaptadas a funções biológicas im-
portantes e que viabilizam sua sobrevivência.
► Ecologia: os seres vivos vivem em um ambiente e interagem com ele e com outros seres de diferentes for-
mas (cooperação, competição, predação etc.).
► Variabilidade: os indivíduos de uma mesma espécie apresentam características e propriedades diferencia-
das.
8 Coleção IAB de Ciências