Page 4 - CIÊNCIAS 2º ANO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 4

INTRODUÇÃO

          O presente Manual se destina às Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e professores que usam os
          materiais da Coleção IAB de Ciências.  Ele contém as informações necessárias e suficientes para implementar os
          programas e usar com proveito os materiais.


          O material completo da Coleção IAB de Ciências inclui:
          ►  o presente Manual;
          ►  Livro do Aluno (um para cada série);
          ►  Manual do Professo;
          ►  Agenda do Professor (quando o programa é usado junto com os demais materiais da Coleção IAB de Ensino
             Estruturado).


          Neste Manual você encontrará:
          ►   uma descrição das principais características da Coleção IAB de Ciências;
          ►   os fundamentos que norteiam as decisões pedagógicas de conteúdo e abordagem;
          ►   o programa de ensino;
          ►   a proposta pedagógica;
          ►   os planos de curso;
          ►   o plano de aula: estrutura das lições;
          ►   didática: como preparar e ministrar as aulas;
          ►   avaliação;
          ►   implementação: supervisão e apoio ao professor.



          PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA COLEÇÃO IAB DE CIÊNCIAS
          A Coleção IAB de Ciências integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta as seguintes caracterís-
          ticas:
          ►   Educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvolvidos com base
             na análise da evidência científica mais atualizada sobre o que funciona no ensino de ciências.
          ►   Ensino estruturado. A Coleção se baseia nos princípios do ensino estruturado e articula, de forma consis-
             tente, o conteúdo, a proposta pedagógica, os materiais, os métodos, os instrumentos de acompanhamen-
             to, o controle e a avaliação.
          ►   Profundidade vs. extensão. A Coleção aborda os problemas mais importantes da ciência e da tecnologia,
             privilegiando o conhecimento mais aprofundado de alguns tópicos.
          ►   Adequação à realidade. Os materiais baseiam-se no que há de mais avançado no ensino de ciências
             em outros países, mas levam em conta a situação concreta dos professores das escolas públicas bra-
             sileiras e de seus alunos, e, de modo particular, as limitações da formação científica dos professores, a
             dificuldade de leitura e compreensão de textos pelos alunos e a carência de materiais e laboratórios
             científicos nas salas de aula.


           6                                                                           Coleção IAB de Ciências
   1   2   3   4   5   6