Page 5 - GRAFISMO E CALIGRAFIA INTRODUÇÃO.indd
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Passo 1 – Co lo car o lá pis na car tei ra, reto, com a pon ta vi ra da para o alu no.  e)  Quinto: os alunos devem fazer os traços com o dedo ANTES de
            Passo 2 – Pe gar o lá pis. O alu no deve pe gar o lá pis com a pon ta dos de dos   começar a usar o lápis.
                     – o cha ma do mo vi men to de pin ça. No ato de le van tar o lá pis, o   f)  Sexto: os alunos devem usar o lápis e fazer o traçado ou atividade
                     alu no usa o ter cei ro dedo – os três de dos de vem fi car a apro xi ma-  prevista.
                     da men te 1cm aci ma da pon ta do lá pis.                      3.  Guiar. Grafismo e caligrafia são atividades motoras que se aperfei-
            Passo 3 – Vi rar. O lá pis deve es tar apon tan do para o om bro do alu no.  çoam com prática intensiva, mas espaçada. Mas não basta repetir, é
                                                                                       preciso fazer corretamente e repetir corretamente. A prática tem que
               Ob ser va ção, no caso de alu nos ca nho tos que es cre vem com a mão   ser guiada pelo professor, com atenção individual a cada criança. O
            vi ra da:                                                                  professor demonstra, dá oportunidades para o aluno imitar, dá pistas
                                                                                       e, se necessário, guia os movimentos do aluno com a mão.  Alguns
                 •  A po si ção do lá pis será di fe ren te, e sua di re ção de pen de rá da for ma   alunos podem precisar de apoio adicional (modelar os movimentos,
                    como o alu no vira a mão.                                          formas ou letras usando massinha, escrevendo com o dedo na mão da
                 •  A dis tân cia en tre os de dos e a pon ta do lá pis ten de a ser um pou co   criança, recortando as formas e circulando-as com lápis, usando lápis
                    maior.                                                             de grossura diferente etc.)
                                                                                    4.  Avaliar. O professor avalia o aluno sobretudo durante a execução das
                                                                                       atividades. Este é o momento de identificar as dificuldades de cada
            Papel do professor                                                         aluno e de ajudá-los a superá-las mediante o uso das técnicas acima.

            1.  Determinar contexto e momento adequado para as atividades.
            2.  Demonstrar.                                                         Aspectos práticos
               a)  Primeiro: professor deve sempre começar demonstrando no qua-
                   dro de giz como será o movimento. O desenho que aparece no       1.  Duração. As atividades normalmente devem durar de 10 a 15 minu-
                   caderno deve ser feito no quadro.                                   tos. A prática espaçada é fundamental para o domínio de atividades
               b)  Segundo: os alunos devem imitar o movimento no ar. Para tanto,      motoras. As atividades devem ser bem preparadas, bem entendidas e
                   eles devem ficar de pé, ao lado da carteira (sempre que isso for    bem executadas e com tempo suficiente para o aluno entender o que
                   mais adequado). O professor deve prestar atenção para demons-       fazer e fazer bem feito. No Pré-2 e no 1º ano, o professor deve ensinar
                   trar de costas para os alunos, para que eles imitem exatamente o    as atividades em aula e o aluno deve praticar em casa. Na aula seguinte
                   movimento. Também deve fazer demonstrações próprias para os         o professor revê e corrige.
                   alunos canhotos. O professor deve observar para assegurar que os   2.  Dever de casa. Atividades de grafismo e caligrafia podem ser usadas
                   alunos estão imitando os movimentos corretamente. Explicar o        como dever de casa. O dever de casa também pode incluir orientações
                   movimento verbalmente ajuda na sua retenção.                        para colorir as ilustrações de cada página já feita, reproduzir os dese-
               c)  Terceiro: os alunos devem identificar a tarefa por meio dos ícones   nhos de cada página na mesma escala ou em escala maior.  O professor
                   (vide abaixo).                                                      encontrará no final de cada livro orientações sobre como anotar o
               d)  Quarto: os alunos devem identificar as setas e a direção a ser segui-  dever de casa e como interagir com os pais, indicando se o dever foi
                   da.
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