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Passo 1 – Co lo car o lá pis na car tei ra, reto, com a pon ta vi ra da para o alu no. e) Quinto: os alunos devem fazer os traços com o dedo ANTES de
Passo 2 – Pe gar o lá pis. O alu no deve pe gar o lá pis com a pon ta dos de dos começar a usar o lápis.
– o cha ma do mo vi men to de pin ça. No ato de le van tar o lá pis, o f) Sexto: os alunos devem usar o lápis e fazer o traçado ou atividade
alu no usa o ter cei ro dedo – os três de dos de vem fi car a apro xi ma- prevista.
da men te 1cm aci ma da pon ta do lá pis. 3. Guiar. Grafismo e caligrafia são atividades motoras que se aperfei-
Passo 3 – Vi rar. O lá pis deve es tar apon tan do para o om bro do alu no. çoam com prática intensiva, mas espaçada. Mas não basta repetir, é
preciso fazer corretamente e repetir corretamente. A prática tem que
Ob ser va ção, no caso de alu nos ca nho tos que es cre vem com a mão ser guiada pelo professor, com atenção individual a cada criança. O
vi ra da: professor demonstra, dá oportunidades para o aluno imitar, dá pistas
e, se necessário, guia os movimentos do aluno com a mão. Alguns
• A po si ção do lá pis será di fe ren te, e sua di re ção de pen de rá da for ma alunos podem precisar de apoio adicional (modelar os movimentos,
como o alu no vira a mão. formas ou letras usando massinha, escrevendo com o dedo na mão da
• A dis tân cia en tre os de dos e a pon ta do lá pis ten de a ser um pou co criança, recortando as formas e circulando-as com lápis, usando lápis
maior. de grossura diferente etc.)
4. Avaliar. O professor avalia o aluno sobretudo durante a execução das
atividades. Este é o momento de identificar as dificuldades de cada
Papel do professor aluno e de ajudá-los a superá-las mediante o uso das técnicas acima.
1. Determinar contexto e momento adequado para as atividades.
2. Demonstrar. Aspectos práticos
a) Primeiro: professor deve sempre começar demonstrando no qua-
dro de giz como será o movimento. O desenho que aparece no 1. Duração. As atividades normalmente devem durar de 10 a 15 minu-
caderno deve ser feito no quadro. tos. A prática espaçada é fundamental para o domínio de atividades
b) Segundo: os alunos devem imitar o movimento no ar. Para tanto, motoras. As atividades devem ser bem preparadas, bem entendidas e
eles devem ficar de pé, ao lado da carteira (sempre que isso for bem executadas e com tempo suficiente para o aluno entender o que
mais adequado). O professor deve prestar atenção para demons- fazer e fazer bem feito. No Pré-2 e no 1º ano, o professor deve ensinar
trar de costas para os alunos, para que eles imitem exatamente o as atividades em aula e o aluno deve praticar em casa. Na aula seguinte
movimento. Também deve fazer demonstrações próprias para os o professor revê e corrige.
alunos canhotos. O professor deve observar para assegurar que os 2. Dever de casa. Atividades de grafismo e caligrafia podem ser usadas
alunos estão imitando os movimentos corretamente. Explicar o como dever de casa. O dever de casa também pode incluir orientações
movimento verbalmente ajuda na sua retenção. para colorir as ilustrações de cada página já feita, reproduzir os dese-
c) Terceiro: os alunos devem identificar a tarefa por meio dos ícones nhos de cada página na mesma escala ou em escala maior. O professor
(vide abaixo). encontrará no final de cada livro orientações sobre como anotar o
d) Quarto: os alunos devem identificar as setas e a direção a ser segui- dever de casa e como interagir com os pais, indicando se o dever foi
da.