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Introdução 2. Precisão
Embora as atividades sejam todas lúdicas, elas devem ser realizadas com
Este livro integra uma série de 3 volumes da Coleção Grafismo e precisão progressivamente maior. Os espaços são sempre delimitados e o
Caligrafia do Instituto Alfa e Beto. Os volumes apresentam uma progressão aluno deve aprender a respeitá-los.
das atividades para alunos de 4, 5 e 6 anos, correspondentes à pré-escola e 3. Motivação
ao 1º ano do ensino fundamental. A motivação se dá pelo interesse natural da criança em rabiscar, dese-
• O volume Grafismo e Caligrafia – Introdução prepara e motiva a criança nhar, colorir e aprender o alfabeto. O caráter lúdico reforça essa motivação.
para a descoberta da escrita e tem como objetivo principal o desenvol- A oportunidade para observar, comentar e colorir os desenhos e detalhes de
vimento de habilidades motoras finas e o domínio progressivo desses cada parte também é muito motivadora. O professor deve relacionar as ati-
movimentos. As atividades são organizadas em níveis de dificuldade pro- vidades feitas nesse livro às situações em que os alunos também desenham e
gressivos, e, portanto, devem ser feitos na ordem indicada, ao longo do escrevem, de maneira a ressaltar a sua utilidade para se comunicar. O uso de
ano letivo. Todas as atividades são lúdicas. Neste e nos demais volumes formas geométricas e dos bonecos pode ser feito em várias outras situações
há inúmeras ilustrações para colorir. escolares, reforçando os movimentos e a utilidade dessa aprendizagem. O
• O volume Grafismo e Caligrafia – Letras de forma inicia o aluno na professor deve sempre encorajar os alunos, elogiando os sucessos e apresen-
escrita das letras de forma, mediante o domínio dos gestos e movimentos tando desafios cada vez maiores (precisão, limpeza etc.).
precisos. O livro introduz o aluno ao mundo das letras e, daí, ao mundo
das palavras e frases. 4. Prática supervisionada e espaçada
• O volume Grafismo e Caligrafia – Letras cursivas – apresenta as letras A caligrafia é uma habilidade psicomotora. Portanto, a melhor estraté-
cursivas maiúsculas e minúsculas e apresenta inúmeras oportunidades gia para aprender esse tipo de habilidade consiste na prática supervisionada
para a criança usar a escrita em situações concretas de comunicação. e na prática espaçada. A prática supervisionada requer a modelagem pelo
professor, a repetição pela criança e o feedback imediato pelo professor, de
A didática do grafismo e da caligrafia forma a ajudar o aluno a dominar, progressivamente, os movimentos. A
prática espaçada requer que a criança faça essas atividades sempre, mas um
A proposta didática da Coleção Grafismo e Caligrafia se apoia em quatro pouco de cada vez. Não basta praticar, é preciso praticar com precisão, daí
princípios: a importância da supervisão e da correção pelo professor.
1. Sentido, forma e tamanho dos traços
• Sentido. Todos os traçados de formas e letras devem ser iniciados Atividades preparatórias e recorrentes: postura e uso
por demonstração do professor, gestos, imitação no ar, no quadro do lápis
negro e são orientados por setas.
• Forma. Todas as formas que são utilizadas para escrever letras são Pos tu ra
trabalhadas anteriormente e refinadas progressivamente (linhas
retas, curvas, sinuosidades etc.). A Fi gu ra 1 ilus tra a pos tu ra ade qua da do
• Tamanho. As atividades são desenvolvidas com modelos e limites alu no na car tei ra ou mesa:
(pauta) progressivamente menores. Fi gu ra 1