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Introdução                                                                 2. Precisão
                                                                                       Embora as atividades sejam todas lúdicas, elas devem ser realizadas com
               Este livro integra uma série de 3 volumes da Coleção Grafismo e      precisão progressivamente maior. Os espaços são sempre delimitados e o
            Caligrafia do Instituto Alfa e Beto.  Os volumes apresentam uma progressão   aluno deve aprender a respeitá-los.
            das atividades para alunos de 4, 5 e 6 anos, correspondentes à pré-escola e   3. Motivação
            ao 1º ano do ensino fundamental.                                           A motivação se dá pelo interesse natural da criança em rabiscar, dese-
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Introdução prepara e motiva a criança   nhar, colorir e aprender o alfabeto. O caráter lúdico reforça essa motivação.
               para a descoberta da escrita e tem como objetivo principal o desenvol-  A oportunidade para observar, comentar e colorir os desenhos e detalhes de
               vimento de habilidades motoras finas e o domínio progressivo desses   cada parte também é muito motivadora. O professor deve relacionar as ati-
               movimentos. As atividades são organizadas em níveis de dificuldade pro-  vidades feitas nesse livro às situações em que os alunos também desenham e
               gressivos, e, portanto, devem ser feitos na ordem indicada, ao longo do   escrevem, de maneira a ressaltar a sua utilidade para se comunicar. O uso de
               ano letivo.  Todas as atividades são lúdicas. Neste e nos demais volumes   formas geométricas e dos bonecos pode ser feito em várias outras situações
               há inúmeras ilustrações para colorir.                                escolares, reforçando os movimentos e a utilidade dessa aprendizagem. O
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Letras de forma inicia o aluno na   professor deve sempre encorajar os alunos, elogiando os sucessos e apresen-
               escrita das letras de forma, mediante o domínio dos gestos e movimentos   tando desafios cada vez maiores (precisão, limpeza etc.).
               precisos.  O livro introduz o aluno ao mundo das letras e, daí, ao mundo
               das palavras e frases.                                                  4.  Prática supervisionada e espaçada
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Letras cursivas – apresenta as letras   A caligrafia é uma habilidade psicomotora. Portanto, a melhor estraté-
               cursivas maiúsculas e minúsculas e apresenta inúmeras oportunidades   gia para aprender esse tipo de habilidade consiste na prática supervisionada
               para a criança usar a escrita em situações concretas de comunicação.   e na prática espaçada. A prática supervisionada requer a modelagem pelo
                                                                                    professor, a repetição pela criança e o feedback imediato pelo professor, de
            A didática do grafismo e da caligrafia                                  forma a ajudar o aluno a dominar, progressivamente, os movimentos.  A
                                                                                    prática espaçada requer que a criança faça essas atividades sempre, mas um

               A proposta didática da Coleção Grafismo e Caligrafia se apoia em quatro   pouco de cada vez.  Não basta praticar, é preciso praticar com precisão, daí
            princípios:                                                             a importância da supervisão e da correção pelo professor.
               1. Sentido, forma e tamanho dos traços
                 •   Sentido. Todos os traçados de formas e letras devem ser iniciados   Atividades preparatórias e recorrentes: postura e uso
                    por demonstração do professor, gestos, imitação no ar, no quadro   do lápis
                    negro e são orientados por setas.
                 •   Forma. Todas as formas que são utilizadas para escrever letras são   Pos tu ra
                    trabalhadas anteriormente e refinadas progressivamente (linhas
                    retas, curvas, sinuosidades etc.).                                 A Fi gu ra 1 ilus tra a pos tu ra ade qua da do
                 •   Tamanho. As atividades são desenvolvidas com modelos e limites   alu no na car tei ra ou mesa:
                    (pauta) progressivamente menores.                                                                                          Fi gu ra 1
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