Page 4 - GRAFISMO E CALIGRAFIA INTRODUÇÃO.indd
P. 4
A pos tu ra do alu no pode in ter fe rir mui to nos mo vi men tos da mão e ade qua das para os alu nos ca nho tos se gu ra rem o lá pis. Al guns ca nho tos
pre ju di car a es cri ta. A pos tu ra ideal re co men da da, ilus tra da na Fi gu ra 1, apre sen tam al gu mas va ria ções, so bre tu do re la cio na das à cur va tu ra da mão.
su põe:
• Uma ca dei ra com o en cos to reto.
• A al tu ra da ca dei ra deve per mi tir que o alu no fi que com os pés
fir mes no chão, com o tron co e as per nas em ân gu lo de 90º.
• A al tu ra da mesa, car tei ra ou tá bua onde o alu no es cre ve deve
es tar a apro xi ma da men te 5 cen tí me tros aci ma da cur va dos co to-
ve los. Uma mesa alta obri ga o alu no a do brar os om bros, o que
res trin ge os mo vi men tos e com pro me te a co lu na.
• A mão que não es cre ve deve res pou sar na mesa e se gu rar o pa pel Fi gu ras 3 Fi gu ras 4
no qual o alu no está es cre ven do. Como pe gar no lá pis – alu nos Como pe gar no lá pis – alu nos
CA NHO TOS CA NHO TOS
To dos os de ta lhes in cluí dos nes ses dois pas sos cons ti tuem um con jun-
to de mo vi men tos e se quên cias de mo vi men tos que pre ci sam ser en si na dos Se gun do os es pe cia lis tas na ma té ria, se gu rar o lá pis cor re ta men te pos-
cor re ta men te e de sen vol vi dos, mediante prá ti ca su per vi sio na da e feed back sibilita maior fluên cia na es cri ta. Por isso se diz que esta é a pos tu ra cor-
es pe cí fi co, para que o alu no ad qui ra bons há bi tos que lhe se rão úteis para re ta – as de mais pos tu ras, que não são cor re tas, re tar dam a ve lo ci da de do
alu no. Além dis so, po dem criar pro ble mas de co lu na, de vi são e ou tros.
o res to da vida. Esse trei na men to não di fe re em nada de qual quer trei na-
O alu no que não se gu ra o lá pis de for ma cor re ta so fre enor mes pre juí-
men to psi co mo tor; exi ge mo ti va ção, prá ti ca orien ta da, feed back e mui ta zos. Os alu nos mais len tos para es cre ver te rão ain da maio res di fi cul da des
dis ci pli na. Quan do ele não ocor re, o alu no fica pre ju di ca do – so bre tu do o na es co la. A ideia de que o alu no deve ter li ber da de de pe gar no lá pis
alu no que, por fal ta de bons há bi tos, pas sa a es cre ver com maior len ti dão.
como qui ser é mui to po pu lar. No en tan to, ela não tem qual quer res pal-
do nos co nhe ci men tos da pe da go gia cien tí fi ca. Ig no rar a im por tân cia da
Pe gar no lá pis pos tu ra e da for ma cor re ta de usar o lá pis é mais ou me nos equi va len te à
A Fi gu ra 2 ilus tra a cor re ta for ma de o alu no des tro se gu rar o lá pis ideia de que cada um deve in ter pre tar os si nais de trân si to da for ma que
para es cre ver. Ela tam bém in di ca a in cli na ção do pa pel – ele deve es tar lhe seja mais agra dá vel e pra ze ro sa.
pa ra le lo ao bra ço di rei to, in cli na do a apro- As Fi gu ras 5, 6 e 7 apre sen tam os pas sos para en si nar o alu no a pe gar
xi ma da men te 45º. O ou tro bra ço do alu no no lá pis.
(es quer do) re pou sa so bre o pa pel, se gu ran-
do-o para evi tar que es cor re gue. Quan do o
alu no está co me çan do a es cre ver em pa pel
sem pau ta, o uso de um pa pel pau ta do gros-
so pode aju dá-lo a ad qui rir o sen ti do de Fi gu ra 2
orien ta ção. Como se gu rar o lá pis – Fi gu ras 5, 6 e 7 – Co man dos para en si nar a pe gar
As Fi gu ras 3 e 4 apre sen tam duas for mas alu nos DES TROS cor re ta men te no lá pis (DES TROS)