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como DeSenvolver fluêncIA De leITurA
O conhecimento sobre as bases fisiológicas, neurológicas e neurolinguísticas
da leitura permitem, entre outras coisas, compreender a especificidade da
leitura e das variáveis que ajudam a tornar um leitor aprendiz em um leitor
proficiente e autônomo. Um aspecto absolutamente necessário para o êxito
do ato de ler é a fluência. Para ser proficiente, é necessário ler com fluência.
Lemos com os olhos e com o cérebro. Os olhos captam os grafemas (letras)
que compõem as palavras. A rapidez e a eficiência dos movimentos dos
olhos dependem da limitação física e da competência do leitor. O cérebro
reconhece e analisa as representações visuais captadas pelos olhos.
Examinemos essas duas condições.
Os olhos se movimentam “varrendo” o texto e fazendo paradas. Esses
movimentos rapidíssimos - medidos em milissegundos - são as sacadas e
as fixações. A sacada é a varredura, que é limitada pela capacidade física
da fóvea (parte do olho humano onde se dá a nitidez das imagens) e alcança
algumas poucas palavras. A varredura permite “ler” a palavra. A fixação é o
tempo em que o cérebro processa aquilo que foi lido, na busca de relações
de sentido. Numa leitura fluente, as sacadas e as fixações são contínuas,
já o leitor principiante tende a voltar muito à esquerda. O leitor proficiente
possui mais velocidade e maior amplitude na varredura do texto, mas isso
vai sempre depender do nível de dificuldade do texto e de aspectos gráficos
do mesmo.
Segundo alguns modelos explicativos do funcionamento cerebral, o cérebro
se vale de dois tipos de memória, a memória de trabalho (que era chamada
de memória de curto-prazo) e a memória de longo prazo. A memória de
trabalho processa informação que chega do ambiente – como no caso da
leitura. Essa memória é capaz de armazenar poucas informações e logo
as esquece. Pense no que acontece quando você ouve um número de
telefone novo. Se você não o repetir várias vezes, ele não é processado, e
você o esquece. E se você fica repetindo, seu cérebro não processa outras
Como desenvolver fluênCia de leitura Manual do Professor 7