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como DeSenvolver fluêncIA De leITurA


                        O conhecimento sobre as bases fisiológicas, neurológicas e neurolinguísticas
                        da leitura permitem, entre outras coisas, compreender a especificidade da
                        leitura e das variáveis que ajudam a tornar um leitor aprendiz em um leitor
                        proficiente e autônomo. Um aspecto absolutamente necessário para o êxito
                        do ato de ler é a fluência. Para ser proficiente, é necessário ler com fluência.


                        Lemos com os olhos e com o cérebro. Os olhos captam os grafemas (letras)
                        que compõem as palavras. A rapidez e a eficiência dos movimentos dos
                        olhos dependem da limitação física e da competência do leitor. O cérebro
                        reconhece e analisa as representações visuais captadas pelos olhos.
                        Examinemos essas duas condições.


                        Os  olhos  se  movimentam  “varrendo”  o  texto  e  fazendo  paradas.  Esses
                        movimentos rapidíssimos - medidos em milissegundos - são as sacadas e
                        as fixações. A sacada é a varredura, que é limitada pela capacidade física
                        da fóvea (parte do olho humano onde se dá a nitidez das imagens) e alcança
                        algumas poucas palavras. A varredura permite “ler” a palavra. A fixação é o
                        tempo em que o cérebro processa aquilo que foi lido, na busca de relações
                        de sentido. Numa leitura fluente, as sacadas e as fixações são contínuas,
                        já o leitor principiante tende a voltar muito à esquerda. O leitor proficiente
                        possui mais velocidade e maior amplitude na varredura do texto, mas isso
                        vai sempre depender do nível de dificuldade do texto e de aspectos gráficos
                        do mesmo.


                        Segundo alguns modelos explicativos do funcionamento cerebral, o cérebro
                        se vale de dois tipos de memória, a memória de trabalho (que era chamada
                        de memória de curto-prazo) e a memória de longo prazo. A memória de
                        trabalho processa informação que chega do ambiente – como no caso da
                        leitura. Essa memória é capaz de armazenar poucas informações e logo
                        as  esquece.  Pense  no  que  acontece  quando  você  ouve  um  número  de
                        telefone novo. Se você não o repetir várias vezes, ele não é processado, e
                        você o esquece. E se você fica repetindo, seu cérebro não processa outras




                  Como desenvolver fluênCia de leitura                            Manual do Professor          7
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