Page 5 - ParaLer-c-Fluencia-Manual.indd
P. 5

InTroDução


                        A Série Para Ler com Fluência contém atividades divertidas, lúdicas e
                        variadas para ajudar seus alunos a desenvolverem a competência de ler textos
                        com fluência. A coleção é composta por 4 livros do aluno, contemplando do
                        2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, um livro para o professor desenvolver
                        atividades orais em sala de aula, além do presente Manual do Professor.
                        Em cada livro do aluno, há 200 atividades, organizadas em ordem crescente
                        de dificuldade dentro de cada livro e entre os livros, respeitando a faixa
                        etária dos alunos tanto na calibração do nível de complexidade quanto na
                        apresentação de desafios a serem transpostos. Todas elas trazem benefícios
                        cientificamente comprovados para desenvolver competências de fluência
                        de leitura.


                        Este manual contém todas as informações necessárias para você, professor,
                        utilizar cada um dos livros da coleção com bastante proveito. Além de aprender
                        como desenvolver a fluência de seus alunos, você encontra instrumentos
                        para avaliar e acompanhar o desempenho de cada aluno individualmente e
                        orientações para sua recuperação. Este volume integra uma série de outras
                        publicações e instrumentos que o IAB coloca à disposição dos professores
                        interessados no desenvolvimento da fluência de leitura.


                        Fluência de leitura
                        Ler  com  fluência  é  uma  condição  necessária  para  compreender  textos:
                        quanto maior a fluência, maior a probabilidade de o aluno compreender o que
                        lê. Ter fluência de leitura não basta para a compreensão – são necessárias
                        outras competências, como o conhecimento do vocabulário, de gramática,
                        de tipos e gêneros textuais etc. Mas a fluência é um elemento essencial,
                        portanto indispensável, pois é a ponte que liga a capacidade de identificar a
                        palavra (decodificar) com a compreensão.


                        Ler  com  fluência  significa  ler  bem,  sem  esforço.  É  ler  com  velocidade,
                        precisão e prosódia adequada. Examinemos cada um desses aspectos:










                  InTroDução                                                                                   5
   1   2   3   4   5   6   7