Page 5 - ParaLer-c-Fluencia-Manual.indd
P. 5
InTroDução
A Série Para Ler com Fluência contém atividades divertidas, lúdicas e
variadas para ajudar seus alunos a desenvolverem a competência de ler textos
com fluência. A coleção é composta por 4 livros do aluno, contemplando do
2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, um livro para o professor desenvolver
atividades orais em sala de aula, além do presente Manual do Professor.
Em cada livro do aluno, há 200 atividades, organizadas em ordem crescente
de dificuldade dentro de cada livro e entre os livros, respeitando a faixa
etária dos alunos tanto na calibração do nível de complexidade quanto na
apresentação de desafios a serem transpostos. Todas elas trazem benefícios
cientificamente comprovados para desenvolver competências de fluência
de leitura.
Este manual contém todas as informações necessárias para você, professor,
utilizar cada um dos livros da coleção com bastante proveito. Além de aprender
como desenvolver a fluência de seus alunos, você encontra instrumentos
para avaliar e acompanhar o desempenho de cada aluno individualmente e
orientações para sua recuperação. Este volume integra uma série de outras
publicações e instrumentos que o IAB coloca à disposição dos professores
interessados no desenvolvimento da fluência de leitura.
Fluência de leitura
Ler com fluência é uma condição necessária para compreender textos:
quanto maior a fluência, maior a probabilidade de o aluno compreender o que
lê. Ter fluência de leitura não basta para a compreensão – são necessárias
outras competências, como o conhecimento do vocabulário, de gramática,
de tipos e gêneros textuais etc. Mas a fluência é um elemento essencial,
portanto indispensável, pois é a ponte que liga a capacidade de identificar a
palavra (decodificar) com a compreensão.
Ler com fluência significa ler bem, sem esforço. É ler com velocidade,
precisão e prosódia adequada. Examinemos cada um desses aspectos:
InTroDução 5