Page 6 - ParaLer-c-Fluencia-Manual.indd
P. 6
Velocidade. Para compreender um texto, é necessário ler com certa
velocidade, que pode ser medida em número de palavras por minuto
– ppm. Uma leitura lenta compromete a compreensão do texto.
Um aluno recém-alfabetizado, que lê decodificando ou silabando,
consegue ler cerca de 60 a 80 ppm. Ao longo dos primeiros anos do
Ensino Fundamental, a velocidade de leitura deve aumentar e atingir
pelo menos 130 ppm no 5º ano.
Precisão. Ler com precisão é ler sem errar ou errar pouco. Erro de
leitura atrapalha a velocidade, pois o leitor tem que parar, voltar e repetir.
São erros de leitura: silabar, gaguejar, trocar palavras, saltar palavras.
Algumas palavras complexas e raras (ex: anterolaterosupraespinhal,
otorrinolaringologista) são sempre lidas mais devagar, quase silabando,
isso não é erro. O leitor que comete mais de 5% de erros (5 erros
a cada 100 palavras) numa leitura compromete sua capacidade de
compreensão. Se o aluno lê depressa, mas erra muito, sua leitura fica
prejudicada.
Prosódia. Prosódia é um indicador qualitativo, refere-se à entonação,
cadência e ritmo da leitura. A prosódia é um indicador claro de que
a pessoa está entendendo o que lê ou domina a estrutura sintática
de sua língua (um bom leitor pode ler um livro sobre algo que não
conhece para outra pessoa e ela irá entender, ainda que o leitor não
entenda; sua prosódia vai ajudar seu ouvinte a compreender o texto).
Professores experientes observam que estudantes universitários leem
os próprios textos de forma diferente do que leem os textos de outros
escritores. Nesse último caso, a forma de ler reflete que o leitor está
buscando a compreensão, ao passo que, ao lerem seus próprios
textos, os alunos demonstram maior ênfase em expressar a “voz”, o
sentimento do autor. A boa leitura – e especialmente a leitura em voz
alta - deveria sempre exprimir essa voz, as características sonoras da
linguagem. No 5º ano, o aluno já deve ter uma prosódia que lhe permita
ler diferentes tipos de texto para diferentes audiências, na sala de aula
e em ambientes públicos.
6 Para Ler com Fluência