Page 9 - PROPOSTAS PARA ROMPER O ATRASO NA EDUCAÇÃO.indd
P. 9

Capítulo 7
               UM POUCO DE HISTÓRIA ................................................................  89
                 ESTUDO DE CASO 1: A MOBILIZAÇÃO PELA BASE
                 NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) ...................................  91
                 ESTUDO DE CASO 2: AS PROPOSTAS DO PNE: SUA
                 VIABILIDADE, SEU POTENCIAL IMPACTO .......................................  93
                 ESTUDO DE CASO 3: O CONSENSO REINANTE SOBFRE
                 POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PAÍS ............        95


               Parte iii
               FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA MUDANÇAS .......................  103


               Capítulo 8
               O QUE PODEMOS APRENDER DAS EVIDÊNCIAS ...................  105
                 8.1. FATORES EXTRACURRICULARES .................................................  108
                 8.2. EM BUSCA DE FATORES EXTRAESCOLARES ...........................  113
                     - O NÍVEL DE INTELIGÊNCIA DOS INDIVÍDUOS ..............................  113
                     - UM MÍNIMO DE TECNICALIDADE .......................................................  115
                     - O NÍVEL DE INTELIGÊNCIA DAS NAÇÕES ........................................  115
                     - OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: MÃE, FAMÍLIA
                       E NEUROCIÊNCIA .......................................................................................  116
                 8.3. A IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS FATORES
                       INTRAESCOLARES: ESCOLAS EFICAZES ....................................  120
                 8.4. O DARWINISMO NAS ESCOLAS PÚLICAS DE ELITE .............   121
                 8.5. O QUE PODEMOS APRENDER DAS EVIDÊNCIAS SOBRE
                       AS ESCOLAS EFICAZES: O QUE FUNCIONA, O QUE
                       NÃO FUNCIONA E O QUE TEM POTENIAL PARA
                       FUNCIONAR..........................................................................................  121
                 8.6. PARA OS AFEIÇOADOS A DETALHES METODOLÓGICOS ...           122
                 8.7. FATORES INTRA-ESCOLARES QUE COMPROVADAMENTE
                       FAZEM DIFERENÇA .....................................................................................  123
                 8.8. BREVE COMENTÁRIO .......................................................................  125
                 8.9. INTERVENÇÕES COM POTENCIAL MÉDIO DE IMPACTO .....         125


               Capítulo 9
               O QUE PODEMOS APRENDER DA EXPERIÊNCIA DE
               OUTROS PAÍSES .....................................................................................  131
                 9.1. UM MUNDO DE CONVERGÊNCIAS: O QUE
                 CARACTERIZA A EDUCAÇÃO NOS PAÍSES ONDE ELA
                 DÁ CERTO .....................................................................................................  135
                 9.1.1. OS PROFESSORES ..........................................................................................  135


                                                                                  9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12