Page 9 - PROPOSTAS PARA ROMPER O ATRASO NA EDUCAÇÃO.indd
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Capítulo 7
UM POUCO DE HISTÓRIA ................................................................ 89
ESTUDO DE CASO 1: A MOBILIZAÇÃO PELA BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) ................................... 91
ESTUDO DE CASO 2: AS PROPOSTAS DO PNE: SUA
VIABILIDADE, SEU POTENCIAL IMPACTO ....................................... 93
ESTUDO DE CASO 3: O CONSENSO REINANTE SOBFRE
POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PAÍS ............ 95
Parte iii
FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA MUDANÇAS ....................... 103
Capítulo 8
O QUE PODEMOS APRENDER DAS EVIDÊNCIAS ................... 105
8.1. FATORES EXTRACURRICULARES ................................................. 108
8.2. EM BUSCA DE FATORES EXTRAESCOLARES ........................... 113
- O NÍVEL DE INTELIGÊNCIA DOS INDIVÍDUOS .............................. 113
- UM MÍNIMO DE TECNICALIDADE ....................................................... 115
- O NÍVEL DE INTELIGÊNCIA DAS NAÇÕES ........................................ 115
- OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: MÃE, FAMÍLIA
E NEUROCIÊNCIA ....................................................................................... 116
8.3. A IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS FATORES
INTRAESCOLARES: ESCOLAS EFICAZES .................................... 120
8.4. O DARWINISMO NAS ESCOLAS PÚLICAS DE ELITE ............. 121
8.5. O QUE PODEMOS APRENDER DAS EVIDÊNCIAS SOBRE
AS ESCOLAS EFICAZES: O QUE FUNCIONA, O QUE
NÃO FUNCIONA E O QUE TEM POTENIAL PARA
FUNCIONAR.......................................................................................... 121
8.6. PARA OS AFEIÇOADOS A DETALHES METODOLÓGICOS ... 122
8.7. FATORES INTRA-ESCOLARES QUE COMPROVADAMENTE
FAZEM DIFERENÇA ..................................................................................... 123
8.8. BREVE COMENTÁRIO ....................................................................... 125
8.9. INTERVENÇÕES COM POTENCIAL MÉDIO DE IMPACTO ..... 125
Capítulo 9
O QUE PODEMOS APRENDER DA EXPERIÊNCIA DE
OUTROS PAÍSES ..................................................................................... 131
9.1. UM MUNDO DE CONVERGÊNCIAS: O QUE
CARACTERIZA A EDUCAÇÃO NOS PAÍSES ONDE ELA
DÁ CERTO ..................................................................................................... 135
9.1.1. OS PROFESSORES .......................................................................................... 135
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