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aPresentação
João Batista Araujo e Oliveira nos brinda mais uma vez com um
pequeno grande livro. Como sempre em seus textos, o autor respeita
muito o tempo do leitor. Em um espaço não muito grande, consegue
juntar uma quantidade impressionante de informação, à qual se so-
mam análise e diagnóstico – cuidadosamente apresentados –, antes de
alinhavar propostas.
Como tudo que João Batista escreve, o tom é sóbrio. Há um
saudável ceticismo, associado à preocupação de empregar rigorosas
evidências empíricas e o melhor conhecimento sistemático disponível.
Tudo somado, este volume é leitura obrigatória para qualquer
pessoa que pretenda entender as dificuldades enfrentadas pelas redes
públicas de educação para produzir uma escolarização de qualidade
para todos. Os entraves à oferta em quantidade, no primeiro capítulo,
e de qualidade, no segundo, bem como à eficiência e à equidade, res-
pectivamente nos capítulos terceiro e quarto, são os temas da primeira
parte. A parte mais descritiva dedica-se ao diagnóstico.
Na segunda parte, o autor apresenta as causas do desempenho insa-
tisfatório da educação pública. O tema é muito relevante, mas também
complexo e desafiante. De um lado, a baixa qualidade da educação públi-
ca brasileira é certamente o maior entrave ao desenvolvimento do país.
De outro, há outras áreas em que o setor público apresenta desempenho
bem melhor. Os indicadores de saúde, por exemplo, saem-se bem em
comparações internacionais, quando se considera o tamanho do gasto pú-
blico com o setor. Por que não conseguimos fazer o mesmo na educação,
onde o desempenho é bem ruim, em relação aos recursos despendidos?
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