Page 8 - Manual Aprender a Ler.indd
P. 8
LIÇÃO 2
BATATINHA APRENDE A LATIR
ANTES DA LEITURA
Estimulando a curiosidade: contexto
• Converse sobre animais: os animais que os alunos conhecem, de que
gostam e cuidam.
• Que tipo de barulho os animais fazem (latir, uivar etc.). Imitar o som dos
animais.
• Discutir sobre:
o como os animais aprendem os sons que eles fazem;
o se alguém os ensina;
o se é igual ou diferente de uma criança que aprende a falar. Em que é
igual, em que é diferente.
• Criar curiosidade para a leitura. Como será que animal aprende?
DURANTE A LEITURA
Título, autor, antecipação
• Abrir o livro na página de leitura. Encorajar os alunos a examinarem a leitura.
• Perguntar sobre o assunto da leitura.
o Aluno deve justifi car: pelo título, por uma palavra, pelo desenho etc.
• Perguntar:
o onde está o título;
o se alguém sabe ler o título (ou alguma palavra);
o explicar o que é título, onde se encontra.
• Se o aluno não souber, dizer que o título dá uma ideia do assunto. Mas nem
sempre diz tudo.
8