Page 8 - Manual Aprender a Ler.indd
P. 8

LIÇÃO 2





                 BATATINHA APRENDE A LATIR



                 ANTES DA LEITURA




              Estimulando a curiosidade: contexto



                 •	 Converse sobre  animais: os animais  que  os alunos  conhecem,  de  que
                    gostam e cuidam.
                 •	 Que tipo de barulho os animais fazem (latir, uivar etc.). Imitar o som dos
                    animais.

                 •	 Discutir sobre:
                    o como os animais aprendem os sons que eles fazem;

                    o se alguém os ensina;
                    o se é igual ou diferente de uma criança que aprende a falar. Em que é
                       igual, em que é diferente.

                 •	 Criar curiosidade para a leitura. Como será que animal aprende?

                 DURANTE A LEITURA





              Título, autor, antecipação


                 •	 Abrir o livro na página de leitura. Encorajar os alunos a examinarem a leitura.
                 •	 Perguntar sobre o assunto da leitura.

                    o Aluno deve justifi car: pelo título, por uma palavra, pelo desenho etc.
                 •	 Perguntar:
                    o onde está o título;

                    o se alguém sabe ler o título (ou alguma palavra);
                    o explicar o que é título, onde se encontra.
                 •	 Se o aluno não souber, dizer que o título dá uma ideia do assunto. Mas nem
                    sempre diz tudo.




               8
   3   4   5   6   7   8