Page 6 - Manual Aprender a Ler.indd
P. 6

DURANTE A LEITURA



                 • Mostre o livro todo.
                 • Explique o que é a capa.

                 • Mostre cada detalhe da capa. Faça perguntas, estimule os alunos  a
                    responderem antes de você dizer o que é.

                 • Mostre e peça aos alunos para indicarem:
                    o O título da Coleção.
                    o O título do livro.

                    o O nome dos Autores.
                    o O nome da editora – explicar o que é uma editora

                 • Abra o livro e mostre alguns detalhes importantes da Folha de Créditos
                    o Mostre quantas pessoas trabalham para produzir um livro.

                 • Mostre a Folha de Ícones. Ouça o que os alunos têm a dizer. Informe que
                    depois eles irão brincar com essas fi guras.
                 • Mostre a folha com o Sumário. Explique  para que serve. Mostre como
                    localizar uma lição.

                 • Mostre uma lição.
                    o Mostre tudo que compõe uma lição.

                    o Deixe os alunos perguntarem e responderem. Estimule as perguntas e a
                       curiosidade.
                    o Mostre onde fi ca a numeração dos exercícios.

                    o Mostre onde fi ca a numeração das páginas.

                 • Peça a um aluno para localizar a 1ª Lição. Pergunte como ele a encontrou.

                 • Mostre aos alunos o texto da leitura e a ilustração.
                    o Ouça o que eles têm a dizer.
                    o Estimule-os a procurar detalhes.

                    o Relacione a fi gura com o que você fez ou está fazendo no 1º dia de aula.
                 • Peça aos alunos para mostrarem onde há desenhos.

                    o Peça aos alunos para mostrarem onde há palavras.
                    o Diga que você vai ler as palavras.
                    o Leia as palavras.

                    o Peça aos alunos para acompanharem as palavras com o dedo.

               6
   1   2   3   4   5   6   7   8