Page 6 - Manual Aprender a Ler.indd
P. 6
DURANTE A LEITURA
• Mostre o livro todo.
• Explique o que é a capa.
• Mostre cada detalhe da capa. Faça perguntas, estimule os alunos a
responderem antes de você dizer o que é.
• Mostre e peça aos alunos para indicarem:
o O título da Coleção.
o O título do livro.
o O nome dos Autores.
o O nome da editora – explicar o que é uma editora
• Abra o livro e mostre alguns detalhes importantes da Folha de Créditos
o Mostre quantas pessoas trabalham para produzir um livro.
• Mostre a Folha de Ícones. Ouça o que os alunos têm a dizer. Informe que
depois eles irão brincar com essas fi guras.
• Mostre a folha com o Sumário. Explique para que serve. Mostre como
localizar uma lição.
• Mostre uma lição.
o Mostre tudo que compõe uma lição.
o Deixe os alunos perguntarem e responderem. Estimule as perguntas e a
curiosidade.
o Mostre onde fi ca a numeração dos exercícios.
o Mostre onde fi ca a numeração das páginas.
• Peça a um aluno para localizar a 1ª Lição. Pergunte como ele a encontrou.
• Mostre aos alunos o texto da leitura e a ilustração.
o Ouça o que eles têm a dizer.
o Estimule-os a procurar detalhes.
o Relacione a fi gura com o que você fez ou está fazendo no 1º dia de aula.
• Peça aos alunos para mostrarem onde há desenhos.
o Peça aos alunos para mostrarem onde há palavras.
o Diga que você vai ler as palavras.
o Leia as palavras.
o Peça aos alunos para acompanharem as palavras com o dedo.
6