Page 7 - Manual Aprender a Ler.indd
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• Mostre quando você muda de linha. Peça aos alunos para acompanharem.

                     • Escreva no quadro-de-giz as palavras do texto, bem alinhadas:

                           VIVA!
                           VIVA EU!

                           VIVA A MINHA ESCOLA!
                           VIVA A MINHA PROFESSORA!

                     • Leia a primeira frase.


                     • Peça aos alunos para mostrarem a frase que você leu.

                     • Pergunte quantas palavras a frase tem.

                     • Faça o mesmo com as outras frases.

                     • Mostre a palavra VIVA.

                     • Diga: aqui está escrito VIVA.


                     • Peça a um aluno para mostrar outros lugares onde aparece essa mesma
                        palavra.

                     • Faça o mesmo com a palavra MINHA.

                     • Explore os demais elementos da ilustração. Dê oportunidade para os alunos
                        demonstrarem o que eles já sabem. Estimule-os com perguntas.


                     • Prossiga com os demais exercícios do Livro do Aluno.









                             Professor,

                             Você pode usar muitas dessas perguntas nas aulas seguintes, até
                             que todos os alunos tenham total familiaridade com livros, textos
                             impressos e saibam usar a linguagem correta para se referir aos
                             vários aspectos de um livro, localizar  uma lição, página, trecho,

                             parágrafo, verso, frase ou palavra, bem como para identifi car sinais
                             de pontuação, maiúsculas e a diferença entre uma palavra e sua
                             representação sob a forma de desenhos.


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