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            1 – Números até 1.000






               A maioria das crianças chega ao segundo ano sabendo realizar somas e subtrações até
               o número 100. Agora, a criança deve se preparar para realizar contagens com mais de 1
               centena, isto é, ela irá conhecer, contar e comparar os números até o número 1.000.





             Compondo unidades, dezenas e centenas

                                                                                                      No Sistema de
                 Para poder trabalhar com números até 1.000, a criança deve, inicialmente, fazer uma   Numeração
                 breve revisão do que aprendeu no primeiro ano em relação a:
                                                                                                      Decimal,
                    » Contagem de quantidades, fazendo agrupamentos de 10 em 10 (base decimal).       o número
                    » Representação de números de 2 algarismos, usando barrinhas e cubinhos.          que está

                    » Representação de números no Quadro Valor de Lugar – QVL.
                                                                                                      imediatamente
                 A composição e decomposição de um número é também um requisito importante neste      à esquerda de
                 reinício de estudos do Sistema de Numeração Decimal. Por exemplo: 58. é composto por
                 5 dezenas e 8. unidades. O 5 vale 50 e o 8. vale 8. unidades.                        outro vale 10
                                                                                                      vezes mais que
                                    O                            O
                                    5 vale                       8 vale                               esse outro.
                                    50           58              8 unidades

                 No primeiro ano, a criança estudou a representação de números de dois algarismos no
                 QVL. No segundo ano, ela precisa consolidar o conhecimento sobre o valor posicional.
                 Para praticar a representação no Quadro Valor de Lugar - QVL:

                    » Distribuir 37 cubinhos e contá-los, fazendo agrupamentos de 10 em 10.
                    » Trocar cada 10 cubinhos por 1 barrinha de dezena.
                    » Representar a quantidade contada no QVL.






                                                                   3           7



                    » Ler o número representado (3 dezenas e 7 unidades).
                    » Repetir a atividade com outras quantidades de cubinhos ou outros objetos pequenos.




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