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ano
1 – Números até 1.000
A maioria das crianças chega ao segundo ano sabendo realizar somas e subtrações até
o número 100. Agora, a criança deve se preparar para realizar contagens com mais de 1
centena, isto é, ela irá conhecer, contar e comparar os números até o número 1.000.
Compondo unidades, dezenas e centenas
No Sistema de
Para poder trabalhar com números até 1.000, a criança deve, inicialmente, fazer uma Numeração
breve revisão do que aprendeu no primeiro ano em relação a:
Decimal,
» Contagem de quantidades, fazendo agrupamentos de 10 em 10 (base decimal). o número
» Representação de números de 2 algarismos, usando barrinhas e cubinhos. que está
» Representação de números no Quadro Valor de Lugar – QVL.
imediatamente
A composição e decomposição de um número é também um requisito importante neste à esquerda de
reinício de estudos do Sistema de Numeração Decimal. Por exemplo: 58. é composto por
5 dezenas e 8. unidades. O 5 vale 50 e o 8. vale 8. unidades. outro vale 10
vezes mais que
O O
5 vale 8 vale esse outro.
50 58 8 unidades
No primeiro ano, a criança estudou a representação de números de dois algarismos no
QVL. No segundo ano, ela precisa consolidar o conhecimento sobre o valor posicional.
Para praticar a representação no Quadro Valor de Lugar - QVL:
» Distribuir 37 cubinhos e contá-los, fazendo agrupamentos de 10 em 10.
» Trocar cada 10 cubinhos por 1 barrinha de dezena.
» Representar a quantidade contada no QVL.
3 7
» Ler o número representado (3 dezenas e 7 unidades).
» Repetir a atividade com outras quantidades de cubinhos ou outros objetos pequenos.
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