Page 5 - 394 - Grafismo e Caligrafia Letras de Forma.indd
P. 5
Passo 1 – Co lo car o lá pis na car tei ra, reto, com a pon ta vi ra da para o alu- d) Quarto: os alunos devem identificar as setas e a direção a ser segui-
no. da.
Passo 2 – Pe gar o lá pis. O alu no deve pe gar o lá pis com a pon ta dos de dos e) Quinto: os alunos devem fazer os traços com o dedo ANTES de
– o cha ma do mo vi men to de pin ça. No ato de le van tar o lá pis, o começar a usar o lápis.
alu no usa o ter cei ro dedo – os três de dos de vem fi car a apro xi ma- f) Sexto: os alunos devem usar o lápis e fazer o traçado ou atividade
da men te 1cm aci ma da pon ta do lá pis. prevista.
Passo 3 – Vi rar. O lá pis deve es tar apon tan do para o om bro do alu no. 3. Guiar. Grafismo e caligrafia são atividades motoras, que se aperfeiçoam
com prática intensiva, mas espaçada. Mas não basta repetir, é preciso
Ob ser va ção, no caso de alu nos ca nho tos que es cre vem com a mão vi ra- fazer certo e repetir certo. A prática tem que ser guiada pelo professor,
da: com atenção individual a cada criança. O professor demonstra, dá
oportunidades para o aluno imitar, dá pistas, e, se necessário guia os
• A po si ção do lá pis será di fe ren te, e sua di re ção de pen de rá da for ma movimentos do aluno com a mão. Alguns alunos podem precisar de
como o alu no vira a mão. apoio adicional (modelar os movimentos, formas ou letras usando mas-
• A dis tân cia en tre os de dos e a pon ta do lá pis ten de a ser um pou co sinha, escrevendo com o dedo na mão da criança, recortando as formas
maior. e circulando-as com lápis, usando lápis de grossura diferente etc.)
4. Avaliar. O professor avalia o aluno sobretudo durante a execução das
atividades. Este é o momento de identificar as dificuldades de cada aluno
Papel do professor e de ajudá-los a superá-las mediante o uso das técnicas acima.
1. Determinar contexto e momento adequado para as atividades.
2. Demonstrar. Aspectos práticos
a) Primeiro: professor deve sempre começar demonstrando no qua-
dro de giz como será o movimento. O desenho que aparece no 1. Duração. As atividades normalmente devem durar de 10 a 15 minu-
caderno deve ser feito no quadro. tos. A prática espaçada é fundamental para o domínio de atividades
b) Segundo: os alunos devem imitar o movimento no ar. Para tanto motoras. As atividades devem ser bem preparadas, bem entendidas e
eles devem ficar de pé, ao lado da carteira (sempre que isso for bem executadas e com tempo suficiente para o aluno entender o que
mais adequado). O professor deve prestar atenção para demons- fazer e fazer bem feito. No Pré-2 e no 1º ano o professor deve ensinar
trar de costas para os alunos, para que eles imitem exatamente o as atividades em aula e o aluno deve praticar em casa. Na aula seguinte
movimento. Também deve fazer demonstrações próprias para os o professor revê e corrige.
alunos canhotos. O professor deve observar para assegurar que os 2. Dever de casa. Atividades de grafismo e caligrafia podem ser usadas
alunos estão imitando os movimentos corretamente. Explicar o como dever de casa. O dever de casa também pode incluir orienta-
movimento verbalmente ajuda na sua retenção. ções para colorir as ilustrações de cada página já feita, reproduzir
c) Terceiro: os alunos devem identificar a tarefa por meio dos ícones os desenhos de cada página na mesma escala ou em escala maior.
(vide abaixo).