Page 3 - 394 - Grafismo e Caligrafia Letras de Forma.indd
P. 3
Introdução 2. Precisão
Embora as atividades sejam todas lúdicas, elas devem ser realizadas com
Este livro integra uma série de 3 volumes da Coleção Grafismo e Cali- precisão progressivamente maior. Os espaços são sempre delimitados e o aluno
grafia do Instituto Alfa e Beto. Os volumes apresentam uma progressão das deve aprender a respeitá-los.
atividades para alunos de 4, 5 e 6 anos, correspondentes à pré-escola e ao 1 o 3. Motivação
ano do ensino fundamental. A motivação se dá pelo interesse natural da criança em rabiscar, desenhar,
• O volume Grafismo e Caligrafia – Introdução prepara e motiva a criança colorir e aprender o alfabeto. O caráter lúdico reforça essa motivação. A opor-
para a descoberta da escrita e tem como objetivo principal o desenvol-
vimento de habilidades motoras finas e o domínio progressivo desses tunidade para observar, comentar e colorir os desenhos e detalhes de cada
movimentos. As atividades são organizadas em níveis de dificuldade pro- parte também é muito motivadora. O professor deve relacionar as atividades
gressivos, e, portanto, devem ser feitos na ordem indicada, ao longo do feitas nesse livro às situações em que os alunos também desenham e escrevem,
ano letivo. Todas as atividades são lúdicas: neste e nos demais volumes de maneira a ressaltar a sua utilidade para se comunicar. O uso de formas
há inúmeras ilustrações para colorir. geométricas e dos bonecos pode ser feito em várias outras situações escolares,
• O volume Grafismo e Caligrafia – Letras de forma inicia o aluno na reforçando os movimentos e a utilidade dessa aprendizagem. O professor deve
escrita das letras de forma, mediante o domínio dos gestos e movimen- sempre encorajar os alunos, elogiando os sucessos e apresentando desafios cada
tos precisos. O livro introduz o aluno no mundo das letras e, daí, no vez maiores (precisão, limpeza etc.).
mundo das palavras e frases. 4. Prática supervisionada e espaçada
• O volume Grafismo e Caligrafia – Letras cursivas – apresenta as letras A caligrafia é uma habilidade psicomotora. Portanto, a melhor estratégia
cursivas maiúsculas e minúsculas e apresenta inúmeras oportunidades para aprender esse tipo de habilidade consiste na prática supervisionada e na
para a criança usar a escrita em sitiuações concretas de comunicação. prática espaçada. A prática supervisionada requer a modelagem pelo professor,
a repetição pela criança e o feedback imediato pelo professor, de forma a ajudar
A didática do grafismo e da caligrafia o aluno a dominar, progressivamente, os movimentos. A prática espaçada
requer que a criança faça essas atividades sempre, mas um pouco de cada
A proposta didática da Coleção Grafismo e Caligrafia se apoia em quatro vez. Não basta praticar, é preciso praticar com precisão, daí a importância
princípios: da supervisão e da correção pelo professor.
1. Sentido, forma e tamanho dos traços
• Sentido. Todos os traçados de formas e letras devem ser iniciados Atividades preparatórias e recorrentes: postura e uso
por demonstração do professor, gestos, imitação no ar, no quadro
negro e são orientados por setas. do lápis
• Forma. Todas as formas que são utilizadas para escrever letras são
trabalhadas anteriormente e refinadas progressivamente (linhas Pos tu ra
retas, curvas, sinuosidades etc.). A Fi gu ra 1 ilus tra a pos tu ra ade qua da do
• Tamanho. As atividades são desenvolvidas com modelos e limites alu no na car tei ra ou mesa:
(pauta) progressivamente menores.