Page 3 - 394 - Grafismo e Caligrafia Letras de Forma.indd
P. 3

Introdução                                                                 2. Precisão
                                                                                       Embora as atividades sejam todas lúdicas, elas devem ser realizadas com

               Este livro integra uma série de 3 volumes da Coleção Grafismo e Cali-  precisão progressivamente maior. Os espaços são sempre delimitados e o aluno
            grafia do Instituto Alfa e Beto.  Os volumes apresentam uma progressão das   deve aprender a respeitá-los.
            atividades para alunos de 4, 5 e 6 anos, correspondentes à pré-escola e ao 1 o   3. Motivação
            ano do ensino fundamental.                                                 A motivação se dá pelo interesse natural da criança em rabiscar, desenhar,
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Introdução prepara e motiva a criança   colorir e aprender o alfabeto. O caráter lúdico reforça essa motivação. A opor-
               para a descoberta da escrita e tem como objetivo principal o desenvol-
               vimento de habilidades motoras finas e o domínio progressivo desses   tunidade para observar, comentar e colorir os desenhos e detalhes de cada
               movimentos. As atividades são organizadas em níveis de dificuldade pro-  parte também é muito motivadora. O professor deve relacionar as atividades
               gressivos, e, portanto, devem ser feitos na ordem indicada, ao longo do   feitas nesse livro às situações em que os alunos também desenham e escrevem,
               ano letivo.  Todas as atividades são lúdicas: neste e nos demais volumes   de maneira a ressaltar a sua utilidade para se comunicar. O uso de formas
               há inúmeras ilustrações para colorir.                                geométricas e dos bonecos pode ser feito em várias outras situações escolares,
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Letras de forma inicia o aluno na   reforçando os movimentos e a utilidade dessa aprendizagem. O professor deve
               escrita das letras de forma, mediante o domínio dos gestos e movimen-  sempre encorajar os alunos, elogiando os sucessos e apresentando desafios cada
               tos precisos.  O livro introduz o aluno no mundo das letras e, daí, no   vez maiores (precisão, limpeza etc.).
               mundo das palavras e frases.                                            4.  Prática supervisionada e espaçada
            •   O volume Grafismo e Caligrafia – Letras cursivas – apresenta as letras   A caligrafia é uma habilidade psicomotora. Portanto, a melhor estratégia
               cursivas maiúsculas e minúsculas e apresenta inúmeras oportunidades   para aprender esse tipo de habilidade consiste na prática supervisionada e na
               para a criança usar a escrita em sitiuações concretas de comunicação.   prática espaçada. A prática supervisionada requer a modelagem pelo professor,

                                                                                    a repetição pela criança e o feedback imediato pelo professor, de forma a ajudar
            A didática do grafismo e da caligrafia                                  o aluno a dominar, progressivamente, os movimentos.  A prática espaçada
                                                                                    requer que a criança faça essas atividades sempre, mas um pouco de cada
               A proposta didática da Coleção Grafismo e Caligrafia se apoia em quatro   vez.  Não basta praticar, é preciso praticar com precisão, daí a importância
            princípios:                                                             da supervisão e da correção pelo professor.
               1. Sentido, forma e tamanho dos traços
                 •   Sentido. Todos os traçados de formas e letras devem ser iniciados   Atividades preparatórias e recorrentes: postura e uso
                    por demonstração do professor, gestos, imitação no ar, no quadro
                    negro e são orientados por setas.                               do lápis
                 •   Forma. Todas as formas que são utilizadas para escrever letras são
                    trabalhadas anteriormente e refinadas progressivamente (linhas     Pos tu ra
                    retas, curvas, sinuosidades etc.).                                 A Fi gu ra 1 ilus tra a pos tu ra ade qua da do
                 •   Tamanho. As atividades são desenvolvidas com modelos e limites   alu no na car tei ra ou mesa:
                    (pauta) progressivamente menores.
   1   2   3   4   5   6   7   8